Tens receio das corridas por etapas? 5 truques para o superar.

Inscreveste-te numa prova por etapas e não sabes como é que o teu corpo vai responder perante este tipo de esforços?
Yago Alcalde -
Tens receio das corridas por etapas? 5 truques para o superar.
Tens receio das corridas por etapas? 5 truques para o superar.
PODE SER DO TEU INTERESSE

1. TRANQUILIDADE

Para poder enfrentar o objetivo de completar uma prova por etapas, primeiro deves confiar em ti mesmo e tranquilizar-te, já que são milhares os bikers que todos os anos se iniciam neste tipo de eventos e todos sofrem as mesmas ansiedades e angústias.

2. PLANO DE TREINO

Em segundo lugar, devemos ter um plano de treino para poder chegar ao evento em boas condições físicas. Para tal, podemos contratar os serviços de um treinador ou fazer o nosso próprio planeamento. É fundamental ter um plano, pois se apenas treinares esporadicamente e sem método, não chegarás à prova devidamente preparado.

3. SIMILITUDE

O plano de treino deve simular de certa forma o tipo de esforços a que estarás sujeito na prova. Basicamente, deves ir acrescentando dureza e duração aos teus treinos à medida que te fores aproximando da data da prova.

4. ESTÁGIOS

Caso possas, faz um par de estágios entre 4 e 2 semanas antes da prova para otimizar a tua preparação. Estes estágios consistem em realizar entre 3 e 5 dias seguidos de treino com bastante dureza. Tipicamente os treinos devem ter uma duração de entre 4 e 6 horas e é importante acumular bastante desnível. No primeiro estágio podes dar mais ênfase ao volume, e no segundo, aposta na intensidade, ou seja, além de fazer muitas horas, força o ritmo nas subidas.

5. PLANO NUTRICIONAL

Tanto nos estágios como na própria prova é necessário ter uma planificação nutricional, já que as exigências energéticas serão muito elevadas. Basicamente consiste, sobretudo, em aumentar a quantidade de alimento, especialmente os hidratos de carbono, que serão o combustível muscular durante muitas horas a pedalar. É vital que durante os treinos também comas com frequência (cada 40 ou 50 minutos) algum tipo de alimento rico em açúcares: barras, geis, fruta, bolachas, chocolate...