Para poder enfrentar o objetivo de completar uma prova por etapas, primeiro deves confiar em ti mesmo e tranquilizar-te, já que são milhares os bikers que todos os anos se iniciam neste tipo de eventos e todos sofrem as mesmas ansiedades e angústias.
Em segundo lugar, devemos ter um plano de treino para poder chegar ao evento em boas condições físicas. Para tal, podemos contratar os serviços de um treinador ou fazer o nosso próprio planeamento. É fundamental ter um plano, pois se apenas treinares esporadicamente e sem método, não chegarás à prova devidamente preparado.
O plano de treino deve simular de certa forma o tipo de esforços a que estarás sujeito na prova. Basicamente, deves ir acrescentando dureza e duração aos teus treinos à medida que te fores aproximando da data da prova.
Caso possas, faz um par de estágios entre 4 e 2 semanas antes da prova para otimizar a tua preparação. Estes estágios consistem em realizar entre 3 e 5 dias seguidos de treino com bastante dureza. Tipicamente os treinos devem ter uma duração de entre 4 e 6 horas e é importante acumular bastante desnível. No primeiro estágio podes dar mais ênfase ao volume, e no segundo, aposta na intensidade, ou seja, além de fazer muitas horas, força o ritmo nas subidas.
Tanto nos estágios como na própria prova é necessário ter uma planificação nutricional, já que as exigências energéticas serão muito elevadas. Basicamente consiste, sobretudo, em aumentar a quantidade de alimento, especialmente os hidratos de carbono, que serão o combustível muscular durante muitas horas a pedalar. É vital que durante os treinos também comas com frequência (cada 40 ou 50 minutos) algum tipo de alimento rico em açúcares: barras, geis, fruta, bolachas, chocolate...