Polémicas no mundo do BTT. Qual é a tua opinião acerca disto?

Nas tertúlias sobre ciclismo costuma haver uma série de temas que frequentemente geram algum debate e opiniões contraditórias, principalmente porque o mais provável é não haver uma única solução. Vamos tentar responder às perguntas mais frequentes..
Yago Alcalde -
Polémicas no mundo do BTT. Qual é a tua opinião acerca disto?
Polémicas no mundo do BTT. Qual é a tua opinião acerca disto?

1 - QUE BICICLETA É MAIS RÁPIDA? 26, 27,5 OU 29“?

Já sabemos que digamos o que dissermos, haverá gente que não estará de acordo, mas há evidências que afirmam que as rodas grandes fazem-nos andar ligeiramente mais rápido do que as 27,5 e do que as 26".

2 - AS 29“ NÃO SÃO PARA RIDERS PEQUENOS?

E porque não? Há muitos atletas de baixa estatura que se dão muito bem com bicicletas de 29". Mas também há outros que preferem a agilidade das rodas mais pequenas, sobretudo nas descidas. As marcas, no geral, estão a reduzir o stack (altura) dos quadros, permitindo que as pessoas mais baixas consigam posicionar-se melhor em cima da bicicleta.

3 - DEVEMOS LEVAR OS PÉS RETOS PARA PODERMOS PEDALAR CORRETAMENTE?

Não necessariamente. Há pessoas que caminham com os calcanhares ou com as pontas dos pés a apontar para fora, portanto a pedalar pode acontecer o mesmo. O ideal é colocar os cleats de forma a não obrigar os pés a adotar uma posição que não seja natural. Deste modo os joelhos irão sofrer menos.

4 - AS CÃIBRAS SÃO PROVOCADAS POR UM DÉFICE DE ELETRÓLITOS?

Errado. Não está demonstrado, segundo os estudos mais recentes, que a causa das cãibras seja um défice de minerais. Mas ficou comprovado nesses estudos que a fadiga está sempre presente quando aparecem os primeiros sintomas. Por este motivo, para evitar as cãibras o melhor é treinar com método e dosificar melhor o esforço de modo a evitar chegar a um nível tão elevado de fadiga muscular.

5 - OS SELINS COM CANAL PROSTÁTICO EVITAM O ADORMECIMENTO GENITAL?

Não, necessariamente, embora normalmente ajudem a minimizá-lo. Nestes casos, o mais importante é analisar onde é que o ciclista se senta, já que por vezes o problema reside no facto de o ciclista sentar os isquios demasiado na ponta ou demasiado atrás. Também há quem use o selim demasiado alto, ou use um modelo demasiado estreito, o que aumenta a pressão na zona do períneo.

6 -SUBIR O GUIADOR AJUDA A EVITAR DORES NO PESCOÇO E NO TRAPÉZIO?

Não. As dores na zona mais alta das costas são geradas porque a posição do ciclista é demasiado curta, fazendo com que o pescoço esteja quase "escondido" entre os ombros, gerando muita tensão nessa zona.

7 - TREINAR MUITAS HORAS A BAIXA INTENSIDADE É A MELHOR OPÇÃO PARA QUEM QUER QUEIMAR GORDURAS?

Esta afirmação também não está correta, dado que se gastam as mesmas gorduras a alta e a baixa intensidade, com a diferença que o gasto calórico é maior quanto mais elevada for a intensidade. Portanto, irá perder-se mais peso. Além disso, depois do treino, o metabolismo mantém-se mais acelerado se o exercício foi intenso.