Os 8 mandamentos para desceres com segurança

Se não nasceste com um dom para as descidas, nem aprendeste em pequeno os truques necessários, lê este artigo e pode ser que passes a encarar as zonas técnicas como algo natural.
Yago Alcalde e Carlos Pinto -
Os 8 mandamentos para desceres com segurança
Os 8 mandamentos para desceres com segurança

Embora nem todos tenham aptidão para zonas muito técnicas, a verdade é que existem uma série de truques ou detalhes que nos podem ajudar a descer com mais segurança e com mais velocidade em zonas complicadas. Se nunca paraste para pensar como é que te deves colocar em cima da bicicleta quando chegas a um single técnico, isto pode ser bastante interessante para ti.

1 - Coloca todo o peso nos pedais. É importante colocares todo o teu peso nos pedais, com os calcanhares mais em baixo.

2 - Mãos leves. Ao levar quase todo o peso nos pedais temos de conseguir levar as mãos "soltas", ou seja, sem tensão, sem peso. Se o conseguirmos, será muito mais fácil manobrar a bicicleta e encaminhá-la para onde quisermos.

3 - Joelhos fletidos. Se levarmos as penas esticadas não teremos margem para reagir aos impactos. Os joelhos devem estar sempre com alguma flexão.

4 - Ancas atrás e costas planas. Recuando a posição, conseguimos transportar o peso para os pedais e descarregar do guiador e da roda dianteira a pressão e a carga. O tronco deve ir numa posição praticamente horizontal.

5 - Cotovelos para fora. Os cotovelos devem estar sempre fletidos e para fora. desta forma, podemos fazer mais força no guiador, caso seja necessário.

6 - Ombros baixos. Se além de recuares as ancas e colocares as costas planas baixares os ombros a posição será a ideal.

7. Cabeça elevada e olhar em frente. Deves olhar sempre em frente (para o trilho e para o obstáculo seguinte), mantendo a cabeça elevada. Deste modo conseguiremos manter o peso recuado e reduziremos a possibilidade de sairmos disparados por cima do guiador.

8 - Esta não precisa de explicação: espigão telescópico para baixar o selim e facilitar nas descidas.