É possível estar sempre em forma se andarmos de bicicleta?

Se seguiste à risca um plano de treino e estás com dúvidas se consegues manter esse estado de forma que construíste com tanto custo, então deves ler este artigo com atenção.
Revista BIKE / Yago Alcalde -
É possível estar sempre em forma se andarmos de bicicleta?
É possível estar sempre em forma se andarmos de bicicleta?

Imagina que estabeleceste um objetivo concreto: chegar na melhor forma possível a uma determinada prova que tinhas vontade de participar. Tiveste sucesso, estavas em plena forma no momento adequado, mas agora que te sentes tão bem com o teu rendimento, queres mais, queres chegar assim a outra prova dentro de um mês. É possível ou estamos a pedir algo impossível?

A boa notícia é que pode ser conseguido, e não é assim tão difícil. A nossa proposta é que nas quatro semanas de transição faças uma mini temporada, ou seja, vás aumentando a intensidade dos treinos à medida que te aproximes da data da prova. E antes, faz uma ou duas semanas em que os treinos devem privilegiar o volume em vez da intensidade. 

Na semana a seguir à prova o nosso conselho é que faças uma transição, isto é, que treines pouco e sem nenhuma estrutura em concreto. A seguir, podemos fazer uma semana de volume com somente um dia de intensidade para não perder a forma. Depois, o ideal seria planificar 2 semanas de treino incluindo 4 treinos de qualidade, ou seja, incluindo intensidades aproximadas do ritmo de competição. 

Durante estas duas semanas de treino de maior intensidade o resto das sessões de treino devem ser a intensidades baixas para não comprometer a recuperação das sessões de alta intensidade.

Por último, planifica uma última semana de treino com pouco volume e alguma intensidade para chegar à corrida descansado.