comitium

Percurso da Volta a França 2022 será apresentado hoje, mas já há novidades anunciadas...

Hoje será revelado oficialmente o percurso da Volta a França 2022, que começará em Copenhaga (Dinamarca). Contudo, já são conhecidos alguns detalhes, como o regresso da mítica subida ao Alto d´Huez, ausente desde 2018.

Luis Miguel Pascual

novidades do tour de france 2022
novidades do tour de france 2022

Em 2022 a Volta a França vai começar em Copenhaga. A capital dinamarquesa deveria ter acolhido a partida da prova este ano (2021), mas a pandemia estragou os planos da organização da prova, tendo a A.S.O. recorrido à Bretanha como "plano B". 

Deste modo, a Dinamarca é o décimo país a acolher a partida da Volta a França desde que esta estratégia foi implementada em 1954, com o início em Amesterdão. 

As três etapas dinamarquesas já são conhecidas: haverá um contrarrelógio nas ruas da capital, depois será a vez do pelotão percorrer 199 km entre Roskilde e Nyborg (onde o vento será preponderante) e a terceira jornada - de 182 km, ligará Vijle a Sonderborg, numa tirada ideal para os sprinters. 

Embora só tenhamos a certeza quando o percurso for divulgado, existe a possibilidade de o pelotão ir a Lille.

As duas primeiras jornadas em solo francês decorrerão no norte, com uma possível visita à costa atlântica, com chegada a Calais. Também é provável que exista uma etapa com pavé, o que significa o regresso deste tipo de piso após três anos de ausência. E a este respeito há novidades, pois serão estreadas algumas bicicletas no Tour de 2022, como poderás comprovar nas edições especiais da revista Ciclismo a fundo que iremos preparar. 

Depois, o pelotão enfrentará a subida a La Planche des Belles Filles, palco do monumental contrarrelógio do esloveno Tadej Pogacar (cuja entrevista poderás ler na edição nº8 da revista Ciclismo a fundo, atualmente nas bancas), onde ganhou o primeiro dos seus dois Tour de France. 

A dura montanha dos Vosgos - que entrou na história da Volta a França em 2012 - terá uma chegada pela terceira vez consecutiva e promete fazer grandes diferenças na classificação geral. 

REGRESSO DO ALPE D´HUEZ

A caminho dos Alpes, existe a forte possibilidade de o Tour rumar à Suíça. Fala-se de uma visita a Aigle (sede da União Ciclista Internacional), mas também existe a possibilidade de os ciclistas descansarem um dia neste pequeno país. 

O Col de Granon também aparenta estar nos planos da ASO, com uma subida de 12 km a uma pendente média de 10%. Granon está a míseros 2.400 metros acima do nível do mar!

Segue-se a tão esperada - para o público, claro - subida ao Alpe d´Huez e as suas famosas 21 curvas. Ausente desde 2018, o Alpe d´Huez regressa e acolherá um final de etapa pela 31ª vez na história. 

Depois, a caravana segue em direção ao sudoeste pela estrada de Saint-Etinenne, onde terá pela frente a subida ao aeródromo de Mende, com os seus duros 3 km finais. 

Em 2022 os Pirenéus serão abordados pelo lado de Froix, ou seja, de este a oeste, e poderão incluir algumas das subidas míticas deste maciço, como Peyregudes (com 17% de desnível), ou o Hautacam, Aubisque e Soulor. Parece um filme de terror para os ciclistas, mas é a realidade. 

O pelotão sairá do maciço pirenaico por Cahors em direção ao vale de Lot, onde nas vésperas do passeio triunfal nos Campos Elísios, terá de enfrentar um contrarrelógio. 

Serão 30 km de luta contra o relógio e a meta estará situada no santuário de Rocamadour, no vale de Dordoña, cravado na montanha, e que, tudo indica, será rompe pernas.  
 

Arquivado em:

A imponente logística de uma equipa World Tour para uma grande Volta

Relacionado

A imponente logística de uma equipa World Tour para uma grande Volta

marion rousse

Relacionado

Diretora da Volta a França feminina assegura que edição de 2022 terá 8 etapas

A impressionante magnitude da Volta a França 2021

Relacionado

A impressionante magnitude da Volta a França 2021

Volta a França adia a partida desde a Dinamarca para 2022

Relacionado

Volta a França adia a partida desde a Dinamarca para 2022

Pogacar faz declarações surpreendentes à revista Ciclismo a fundo

Relacionado

Pogacar faz declarações surpreendentes à revista Ciclismo a fundo

Os melhores videos