Já conheces a tecnologia aerodinâmica da Specialized?

A Specialized inclui uma série de tecnologias e processos para otimizar a aerodinâmica das suas bicicletas. Além, claro, de ser a única marca que possui um túnel de vento nas suas instalações.
Carlos Pinto
Já conheces a tecnologia aerodinâmica da Specialized?
Já conheces a tecnologia aerodinâmica da Specialized?

O arrasto aerodinâmico é a maior força que afeta o ciclista, e visto que a única forma de a eliminar por completo é parar o movimento, reduzi-la ao máximo é critico para te tornar mais veloz. Foi por isso que a marca reuniu uma equipa de especialistas em aerodinâmica, os quais se basearam na Dinâmica dos Fluidos Computacional (em inglês Computational Fluid Dynamics — CFD), na Aquisição de Dados na bicicleta (DAQ), tendo para o efeito construído um túnel de vento dentro das próprias instalações da marca em Morgan Hill, na Califórnia.

Chris Yu, Mark Cote, Chris D’Aluisio, Camron Piper e Chuck Teixeira compõem a "task force" com mais de 50 anos de experiência em termos de aerodinamismo, tendo em conjunto bem mais de 20 000 horas em túnel de vento. A sua experiência e presença não só é única, como também é uma componente chave no avançar da ciência. Afinal de contas, quando o teu tempo no túnel de vento apenas requer que atravesses a estrada, e não tenhas de apanhar um avião, tu podes tornar mais velozes guarda-lamas ou Campeões do Mundo de Downhill. É a liberdade total, e isto originou uma cultura de inovação nunca antes vista na indústria do ciclismo. Por outras palavras, a equipa da marca americana é livre de espicaçar os ideólogos, e desafiar dogmas de design, em vez de marcar um dia no túnel de vento de San Diego.

O Win Tunnel

Desenhado e construído de acordo com especificações exatas, é, segundo a marca, o melhor túnel de vento de ciclismo do mundo. Foi otimizado para velocidades reais, e é grande o suficiente para permitir testar múltiplos atletas em simultâneo, simulando situações de grupo, como o pelotão ou um contrarrelógio de equipa. A sua proximidade à equipa permite testar convenientemente artigos sem a preocupação do custo ou tempo, e isso dá a liberdade para testar tudo aquilo que a Specialized produz – desde o capacete mais simples, a roupa, e tudo o resto. E já que também é utilizado como uma instalação educativa, existe espaço para que os técnicos e distribuidores observem e aprendam dos testes.

A Freefoil Shape Library

Surpreendentemente, a busca pelas formas perfeitas dos tubos nem sempre começa no Win Tunnel. Com a mais recente Venge, a marca iniciou uma nova tecnologia que apelidou de FreeFoil Shape Library. Os engenheiros desenvolveram um algoritmo de otimização e utilizaram um supercomputador para ajudar a criar formas de aerofólio com diferentes pesos, áreas de superfície, e alvos estruturais. Armados com esta biblioteca de formas, todas com diferentes proporções, os engenheiros foram capazes de as ligar a diferentes partes da bicicleta e testar uma variedade de configurações de modo a determinar a configuração mais rápida no Win Tunnel. Esta metodologia está a ser aplicada a quase todas as bicicletas e componentes da Specialized. Já conheces a tecnologia aerodinâmica da Specialized?

Dinâmica dos Fluídos Computacional (CFD)

A CFD permite ver, através de simulação, coisas que não podemos ver no mundo real, tais como fragmentos de arrasto num quadro. É uma forma bastante útil de prever o comportamento aero. No entanto, os engenheiros da marca são capazes de descartar desenhos que são autênticos fracassos antes de serem desenvolvidos protótipos para testar no Win Tunnel. A Specialized está numa posição única, já que são capazes de desenhar e testar em CFD de manhã, imprimir em 3D um protótipo da parte da tarde, e testar no Win Tunnel antes que o dia termine.

Aquisição de Dados (DAQ)

Usado tanto em estrada como no velódromo, o DAQ retira dados de potência, velocidade, posição do ciclista, e a direção do vento, e mede o verdadeiro coeficiente de arrasto aerodinâmico no ciclista. A informação retirada destes testes permite aconselhar a equipa de Body Geometry Fit, pessoal de competição, e os próprios atletas, sobre mudanças nas suas posições que irão melhorar a performance. E enquanto o Win Tunnel pode certamente ser mais preciso, não existe nada como combinar aquilo que é aprendido aí com leituras no mundo real.