Giant segue um novo rumo

Fundada em 1972, o maior fabricante de bicicletas do Mundo, a Giant Manufacturing Co., Ltd., acaba de dar a conhecer a sua nova estrutura, que visa "passar de construir uma marca única forte a construir uma sólida carteira de marcas"
Carlos Pinto
Giant segue um novo rumo
Giant segue um novo rumo

Os dados da Giant são impressionantes: tem uma faturação de 2.000 milhões de dólares, 7 milhões de bicicletas são fabricadas por ano nas suas 9 fábricas (7 na Ásia e 2 na Europa) e tem 15.000 distribuidores repartidos por cinco continentes. Estes números demonstram a grandiosidade do maior fabricante mundial de bicicletas.

Com o objetivo de responder ao crescimento da indústria e acelerar a reflexão das alterações que o mercado está a sofrer nos últimos anos, o grupo Giant lançou uma marca exclusiva para mulheres, a LIV, além da Momentum, uma marca de bicicletas urbanas. Além disso, este ano, fez ressurgir a CADEX, uma marca de componentes de bicicleta de gama alta.

Esta transição de monomarca para multimarca levou o grupo a desenvolver um plano de reorganização que durou aproximadamente dois anos, e lançou oficialmente uma nova estrutura esta semana. A primeira tarefa da nova estrutura é estabelecer uma marca empresarial independente das quatro marcas de produtos (Giant, Liv, Momentum e CADEX): o Giant Group (ou Grupo Giant, em português), bem como uma alteração estrutural que é agora lançada após dois anos de planificação, incluindo um novo site B2B.

Isto significa que o Grupo Giant se manterá a nível mundial e planificará o desenvolvimento das suas próprias marcas de produtos independentes de uma perspetiva macro. Todas as estratégias têm em conta a dinâmica da indústria e oferecem orientação e suporte adequado para qualquer empresa. Por outras palavras, o Grupo Giant está a colocar o seu negócio OE em partes separadas.

Quanto à marca Giant, a partir de hoje passa a ter um novo logotipo corporativo. O Grupo Giant também estabeleceu o Bicycle New Culture Foundation, o Youbike e a Giant Travel Agency que pretende promover uma nova cultura de ciclismo e esperam ajudar mais consumidores a desfrutar das duas rodas. Nos próximos 50 anos, o Grupo Giant utilizará a perspetiva de gestão da marca para melhorar as suas capacidades, promover a evolução da indústria da bicicleta, continuar a olhar para o futuro e investir recursos, abrindo novas oportunidades para a indústria da bicicleta, criando assim um futuro melhor para o mundo do ciclismo.

Poderás saber mais acerca do Grupo Giant aqui: www.giantcyclinggroup.com