Canyon aprova oficialmente uma gama de bicicletas para uso indoor

Depois de aumentar o alcance dos standards nos testes de qualidade, a Canyon aprovou oficialmente um número significativo de bicicletas para uso em rolo de treino. As bicicletas aprovadas são todos os modelos Aeroad, Ultimate, Endurace, Grail, Inflite, Speedmax, e Exceed. Só há duas condições especiais e irás conhecê-las neste artigo.
Carlos Pinto
Canyon aprova oficialmente uma gama de bicicletas para uso indoor
Canyon aprova oficialmente uma gama de bicicletas para uso indoor

As noites tornam-se mais longas e as temperaturas diminuem: é a época do ano em que as sessões de treino indoor passam a ser indispensáveis. Não é difícil de entender o motivo pelo qual o ciclismo virtual tem crescido ano após ano. E a Canyon – parceiro da Academia Zwift e fundador da equipa Canyon ZCC eRacing – é um dos principais apoios nesta nova e revolucionária disciplina.

Por esse facto, a marca alemã aumentou os requisitos dos seus quadros de modo a torná-los mais aptos às exigências dos rolos de treino e isto é algo quase inédito na indústria pois são poucas as marcas que se aperceberam das forças implicadas durante um treino em rolo, sobretudo ao nível rotacional das fibras, algo que em estrada é de certa forma dissipado pela elasticidade dos pneus. Contudo, a Canyon salienta que apesar de ter aprovado um número significativo de bicicletas para utilização com rolos de treino, existem duas condições importantes: o rolo deve fixar-se ao eixo da roda traseira e devem usar-se os acessórios requeridos que serão fornecidos pelo fabricante do rolo (como eixos especiais).

Michael Kaiser, o responsável da Canyon pelo departamento de Investigação e Desenvolvimento, considera que este é um importante passo na direção correta: “o treino indoor está a tornar-se muito importante para os ciclistas competitivos e queremos tê-los em conta com as nossas bicicletas. Desenhamos e adicionamos um novo teste aos nossos processos de segurança para simular o stress que produz o rolo no quadro da bicicleta”.

Desde 2016, a Canyon tem estado a trabalhar com a Zwift Academy e já recrutou três novos ciclistas para a equipa feminina CANYON//SRAM Racing: Leah Thorvillson (EUA), Tanja Erath (ALE) e, a última incorporação, Ella Harris (ING). Além disso, desde a sua fundação no ano 2018, a Canyon ZCC é uma das equipas mais competitivas no pelotão virtual.