FERRAMENTAS
Para mudar as pastilhas e os discos, bem como ajustar as manetes de travão precisamos de:
1. Paquímetro. Útil para comprovar o desgaste nas pastilhas e nos discos. Possibilita calcular a altura exata de os substituir. 2. Chaves Allen. Para desmontar as pastilhas e para ajustar a posição das manetes de travão. 3. Chave Torx. Os parafusos dos discos são sempre T25.
4. Chave dinamométrica. Se possuis uma, perfeito. A chave permite apertar corretamente cada parafuso. 5. Chave Phillips. Serve para modificar o tato dos travões. 6. Pastilhas. Encontrarás no mercado diversas opções. Existem marcas que possuem diversos compostos com prestações diferentes. 7. Discos. Tal como as pastilhas, há muitas opções de substituição. Há discos que estão desenhados para eliminar ruídos e vibrações na travagem.
PASSO A PASSO…
Uma boa travagem não depende apenas das pastilhas e dos discos. Embora neste artigo ensinemos a substituir ambos, lembramos que ter as manetes bem ajustadas é fundamental. De pouco serve ter um travão muito potente se não chegamos à manete de travão, ou se os nossos braços ficam rapidamente fatigados de estarmos a travar com as mãos numa posição pouco ortodoxa. Os travões são um elemento de segurança, pelo que é necessário dedicar-lhes algum tempo de forma periódica.
1. Desmonta o pino. Normalmente é um pequeno perno com um clip de segurança na extremidade.
3. Comprova a grossura das pastilhas com o paquímetro. Se tiverem 0,5 mm de altura ou menos está na altura de as substituíres.
5. Prepara as pastilhas novas que escolheste em função das tuas necessidades ou preferências. Não te esqueças de colocar a mola entre ambas, sem que as pastilhas interfiram na zona de travagem.
7. Monta o disco novo, da mesma medida do anterior. Se quiseres aumentar de diâmetro, terás de instalar um adaptador de pinça de travão maior. Aperta os parafusos segundo a ordem que mostramos na fotografia para uma fixação mais uniforme (isto, claro, se os discos não forem Center Lock).
9. A posição das manetes é fundamental para um bom rendimento entre força-fadiga muscular. Senta-te na bicicleta e coloca as mãos nos punhos de forma normal e confortável. Estica o dedo indicador de cada mão e confirma em que posição deveria estar a tua manete e travão para que a travagem seja intuitiva, sem dores e desconforto. Agora que já sabes qual é a tua posição neutra, ajusta a posição das manetes utilizando uma chave sextavada. Nota que poderás ter de ajustar também a posição do controlo remoto da suspensão/amortecedor e da manete de mudanças.
11. Ajusta o alcance da manete em repouso, ou seja, deve ficar debaixo da articulação da primeira falange do dedo indicador.
12. Alguns modelos de travão têm uma regulação de tato. Esta regulação não modifica a proximidade das pastilhas ao disco (ao contrário do que alguns pensam), mas simula um curso mais tenso ou mais suave. Na Shimano chama-se a isto Free Stroke.