Medo nas descidas? Conheces o truque dos calcanhares em baixo?

Não é só no Downhill e no Enduro que se deve usar esta técnica, mas também no XC... No fundo melhora o controlo da bicicleta e a estabilidade.
Ivan Mateos e Carlos Pinto -
Medo nas descidas? Conheces o truque dos calcanhares em baixo?
Medo nas descidas? Conheces o truque dos calcanhares em baixo?

Quando enfrentas as descidas com um desnível acentuado, há um truque muito simples, mas eficaz, que todos os atletas de Downhill conhecem muito bem: baixar os calcanhares. É surpreendente a melhoria que se pode atingir e a maior parte das pessoas desconhece.

Há até atletas a competir nas provas de Enduro que desconhecem esta técnica e colocam os pés na posição normal, com o tornozelo a 90 graus (aproximadamente), contudo, nas descidas, e quanto mais inclinada for, menos ângulo devemos adotar, tentando colocar o calcanhar debaixo do eixo do pedal.

Esta posição que indicamos irá permitir baixar ligeiramente o centro de gravidade, controlando melhor o deslocamento do peso do nosso corpo, e travando de forma mais natural a sua deslocação para a frente.

Em suma: os calcanhares deverão estar mais baixos do que o eixo do pedal para maior estabilidade nas descidas técnicas. Experimenta e verás.