Espaçadores: o melhor aliado para a tua suspensão/amortecedor

Além de modificar o volume da câmara de ar, que é como trabalham os espaçadores tradicionais, os espaçadores flexíveis fazem-no de uma forma variável, e isso torna a suspensão/amortecedor mais suave. Eis como funcionam.
Revista BIKE -
Espaçadores: o melhor aliado para a tua suspensão/amortecedor
Espaçadores: o melhor aliado para a tua suspensão/amortecedor

A AndreaniMHS, especialista em kits que melhoram as suspensões para moto e também para bicicleta, acabou de apresentar o kit ProImpact ST1 para suspensões e amortecedores. O kit é muito simples. No fundo são elastómeros com um design em espiral que se colocam na câmara positiva de ar e que, ao modificar o volume da câmara, modificam a sua curva de progressividade, ou seja, a variação da dureza da suspensão ao longo do curso. 

Espaciadores flexibles: por qué hacen magia en tu suspensión

Esta modificação já é feita pelos tradicionais tokens ou espaçadores de volume rígidos que existem já há alguns anos e até são oferecidos pelas principais marcas de suspensões como kits de afinação. Contudo, a grande diferença é que o kit ST1 é composto por espaçadores flexíveis e isso configura mais uma variável ao funcionamento da suspensão; ao modificar o seu volume ao comprimir-se, os espaçadores permitem que a curva de progressividade se suavize especialmente na sua parte final. A Andreani oferece diferentes opções de compostos, densidade e design, que ampliam o leque de possibilidades. 

Aliás, a Andreani não foi a primeira marca a oferecer algo parecido. Há algum tempo a Formula lançou no mercado o kit Neopos, uns espaçadores de material flexível que conseguem que a última parte da curva de proximidade fique mais suave, conseguindo um tato intermédio entre uma suspensão sem espaçadores (mais linear) e uma suspensão com espaçadores rígidos (mais progressivo). Além disso, segundo a marca, ao ter uma velocidade de recuperação do volume muito estável, independentemente da força com a qual se comprimem, também estabilizam o tato da suspensão, tornando-o mais suave, aproximando-se ao tato de uma mola. 

Espaciadores flexibles: por qué hacen magia en tu suspensión

Neste gráfico compara-se a curva de progressividade conseguida com o Neopos e a conseguida com espaçadores rígidos, ou mesmo sem espaçadores. O tato torna-se mais progressivo do que numa suspensão de série, mas não é tão radical como nos espaçadores rígidos tradicionais. 

Espaciadores flexibles: por qué hacen magia en tu suspensión

O preço do kit Formula Neopos ronda os 30 euros, enquanto o AndreaniMHS ainda não tem preço definido.