Coronavírus: será boa ideia treinar no exterior?

As diretrizes da Organização Mundial de Saúde são claras: ficar em casa. Mas será assim mau sairmos para treinar, mesmo que sozinhos?
Carlos Pinto
Coronavírus: será boa ideia treinar no exterior?
Coronavírus: será boa ideia treinar no exterior?

O país entrou na Fase de Alerta, estando as autoridades nacionais em fase de prontidão. Para além disso, estão a ser desmarcadas consultas e cirurgias que não sejam urgentes, de modo a que os serviços de saúde consigam responder, da melhor forma possível, a este flagelo.

Mas quem já foi a um hospital nestes últimos dias já deve ter reparado no caos. Acresce o facto de que, segundo os relatórios mais recentes, não é recomendável ir a um hospital se não for mesmo um caso de urgência, pois o Covid 19 já se disseminou de uma forma inimaginável. E o que é que isso tem a ver com ir treinar para a estrada ou para os trilhos? Tudo... e nada! Ou seja, se fores fazer ciclismo, segue estes conselhos:

1 - Opta por fazer treinos sozinho em estradas pouco movimentadas. Evitas assim o contato com outras pessoas.

2 - Não pares em cafés, supermercados, etc. Leva comida e bebida suficiente para a duração da tua volta.

3 - Se fores ultrapassar alguém na estrada, dá uma margem de 2 metros, mas antes verifica (olhando para trás), se é possível. Não queremos que provoques um acidente.

4 - Tem muito cuidado nas descidas. Evita descidas a grande velocidade pois se sofreres uma queda grave, é possível que a ambulância demore mais tempo a chegar do que o costume. Além do mais, não vais querer ir para o hospital numa altura em que o coronavírus está disseminado.

5 - Se encontrares alguém conhecido cumprimenta com um aceno e mantém uma distância de segurança não inferior a um metro.

6 - Escolhe um local isolado e sem pessoas caso queiras parar para comer os alimentos que levaste contigo.

É preferível treinar em casa, quer fazendo rolos, quer fazendo outros exercícios para manter a boa forma física. Se fores fazer BTT, estas são as nossas sugestões:

1 - Opta por ir sozinho.

2 - Evita zonas técnicas por dois motivos: estarás sozinho, logo o socorro não será rápido; e porque caso sofras uma queda grave terás de ir para o hospital, o último sítio onde quererás estar nesta altura.

3 - Se te deparares com alguém no trilho (a pedalar ou a correr), mantém uma distância de segurança de pelo menos um ou dois metros.

4 - Leva comida e bebida suficiente para a duração do teu treino, pois não convém parares num café ou supermercado.

5 - Salientamos também a importância de não fazer, nesta altura, treinos muito intensos. Ao contrário do que anda a circular na internet, os jovens também são um alvo deste vírus. O Covid 19 não escolhe raça, idade ou género. Ataca qualquer pessoa, mas é mais grave quando o sistema imunitário está deficitário. Quando treinamos arduamente o nosso sistema imunitário fica temporariamente em deficit, por isso caso tenhas o vírus e não o saibas, podes estar a permitir que ele evolua numa forma mais grave.

Em suma, tem cuidado, caso treines opta sobretudo por fazer rolos em casa e fica atento às recomendações da OMS.