Como recomeçar a pedalar, com uma eBike, numa zona complicada

Se estás a pedalar com a tua eBike numa zona complicada e por algum motivo tiveste de parar, arrancar logo a seguir pode ser complicado sem derrapar. Neste artigo mostramos como é que podes resolver esse problema.
Ivan Mateos -
Como recomeçar a pedalar, com uma eBike, numa zona complicada
Como recomeçar a pedalar, com uma eBike, numa zona complicada

Há vários truques ou ações básicas para esta situação.

  • Primeiro, seleciona um modo de assistência baixo para retirar torque ao motor e, por sua vez, à roda (para que não derrape).
  • Segundo, utiliza uma desmultiplicação central na cassete (ou seja, usa um dos carretos do meio). Se tiveres selecionado um carreto demasiado pesado, exercerás muita força, o que fará com que a roda traseira derrape.
  • Por último, coloca peso na roda traseira. Se tens um espigão telescópico, baixa-o na totalidade. Assim, poderás arrancar sentado, para depois subi-lo quando sentires que já não é necessário.

Se nada disto funcionar, ainda existe algo que podes experimentar: se o motor da tua bicicleta permite ser personalizado, reduz um pouco o torque do motor. Isto pode ser feito, por exemplo, num motor Shimano no modo Eco, através da app e-Tube. De série vem configurado em Dynamic, com o modo Eco no nível médio, mas podes ajustá-lo para o nível baixo para obter um embalo menor.