Aprende a ajustar a folga nos cones (Shimano)

A Shimano, marca que se mantém fiel ao seu sistema de rolamentos ajustáveis de esferas e cones, é dos poucos fabricantes que ainda prescindem do uso de rolamentos selados do tipo industrial para os seus cubos. Quais são as vantagens? A principal é realizar uma manutenção mais simples que prolonga a vida útil deste componente por décadas.
Ivan Mateos e Carlos Pinto / Fotos: Alejandro Cubino -
Aprende a ajustar a folga nos cones (Shimano)
Aprende a ajustar a folga nos cones (Shimano)

FERRAMENTAS

As ferramentas necessárias dependem da marca e modelo do cubo, pois nem todos requerem a mesma medida de chave: Aprende a ajustar a folga nos cones (Shimano)

1. Chaves de cones. São planas. Como é visível na imagem, existem diferentes medidas, de 13 a 20 mm. Para estes cubos Shimano Deore XT iremos usar as chaves de 17 mm.

2. Massa consistente. Esta massa é especial para rolamentos, e aconselhamos uma que seja resistente à água e a altas temperaturas (quando o cubo roda, aquece e a sua densidade diminui). Optámos pela da Shimano, que nunca falha (a Premium Grease, à venda em Portugal em embalagem de 100 ml por 13.90€ e de 500 ml por 57€).

PASSO A PASSO

Desmontar e lubrificar um cubo Shimano não é complicado. A dificuldade só aparece nos passos finais, quando é necessário fazer o ajuste dos cones para corrigir a folga do eixo. Aprende a ajustar a folga nos cones (Shimano)

1. Antes de começar, retira o disco de travão ou a cassete, para que nada atrapalhe a manipulação do cubo. Aprende a ajustar a folga nos cones (Shimano)

2. Limpa tudo muito bem na zona externa, para trabalhares em melhores condições. Aprende a ajustar a folga nos cones (Shimano)

3. Localiza o lado de ajuste. Os cubos mais antigos da Shimano podem ser desmontados pelos dois lados, mas recomendamos, no caso do traseiro, que o faças pelo lado contrário ao cepo. Os cubos mais recentes estão preparados com cones substituíveis num único lado. Aprende a ajustar a folga nos cones (Shimano)

4. Começa a desmontar. Com a mão direita segura o cone. Com a mão esquerda faz pressão para baixo de modo a afrouxar. Aprende a ajustar a folga nos cones (Shimano)

5. Agora que já retiraste o adaptador e o cone, analisa o estado do cone, sobre o qual deslizam as esferas, em busca de alguma marca de desgaste. Se estiver em mau estado, é necessário ser substituído. Aprende a ajustar a folga nos cones (Shimano)

6. O eixo sai livremente pelo lado oposto, por isso basta puxá-lo. Como podes ver, o cone do lado oposto encontra-se fixo ao próprio eixo. Aprende a ajustar a folga nos cones (Shimano)

7. As esferas ficam soltas e agora já as podemos extrair. Existem cubos que têm um número diferente de esferas de cada lado e inclusivé de diferentes diâmetros. Conta as que cada lado possui e verifica os tamanhos (caso percas alguma ou seja necessário comprar). Aprende a ajustar a folga nos cones (Shimano)

8. Limpa muito bem todas as peças: cones, esferas, superfície do cubo... e procura sinais de desgaste, como zonas danificadas, marcas ou cortes. Aprende a ajustar a folga nos cones (Shimano)

9. Aplica massa consistente unicamente na zona interior do cubo. Desta maneira será mais fácil voltar a montar tudo. Aprende a ajustar a folga nos cones (Shimano)

10. Coloca as esferas corretamente. Neste caso particular, o cubo traseiro Shimano Deore XT usa uma "jaula" de esferas no lado do disco, enquanto no lado contrário as esferas ficam soltas. Esta jaula tem uma posição própria (vê na imagem). Depois de colocares as esferas nos dois lados, introduz novamente o eixo, a partir do mesmo lado por onde o tiraste. Aprende a ajustar a folga nos cones (Shimano)

11. Agora entramos na parte mais complicada da operação: eliminar a folga. Começa por apertar novamente o cone oposto ao eixo, até que entre em contato firmemente com as esferas. O ajuste consiste em aproximar um cone ao outro, apertando um deles sobre o eixo, até que entre em contato com as esferas, pressionando-as muito suavemente, apenas e só o suficiente para permitir uma rotação suave, mas livre de folgas. Quando alcançarmos esse ponto, devemos fixar a posição do cone móvel. Para tal, apertamos inicialmente 1/4 de volta e colocamos a chave, segurando com a mão esquerda. Apertamos o adaptador no eixo até que toque no cone, procurando que nem o eixo nem o cone se movam, e fazemos o contra-aperto. No fundo estaremos a afrouxar o cone enquanto apertamos o adaptador, pressionando firmemente as duas peças entre si. Aprende a ajustar a folga nos cones (Shimano)

12. Ainda detetas alguma folga? Uma rotação suave e duradoura depende de um ajuste correto. Confirma se seguiste todos os passos que referimos.