4 conselhos para superar aquela subida que te mete medo

Se há uma subida que te está a moer o juízo pois nunca a conseguiste subir montado na totalidade, então este artigo é para ti.
Ivan Mateos e Carlos Pinto -
4 conselhos para superar aquela subida que te mete medo
4 conselhos para superar aquela subida que te mete medo

Este problema é muito comum, pois ora a roda dianteira se levanta ou a traseira patina. Então, o que é que se deve fazer? Com estes conselhos conseguirás superar aquela rampa que te anda a moer o juízo.

1. Desmultiplicação acertada

Utiliza um carreto ou dois mais leves do que aqueles que costumas colocar. Podes não estar a conseguir fazer a subida por estares a transmitir demasiada força à roda traseira, fazendo-a derrapar. Por isso, experimenta engrenar as mudanças de forma a que fiques com uma cadência ligeiramente maior.

2. Peso centrado

Deves tentar colocar o teu peso mais à frente, quanto mais inclinada for a subida. Deste modo evitas que a roda dianteira se levante, ao mesmo tempo que manténs pressão atrás para conservar a tração. Se for necessário senta-te na ponta do selim.

3. Levanta-te se for preciso

Se o terreno for irregular, levanta-te ligeiramente do selim, permitindo que a bicicleta se molde ao terreno. Além disso, assim conseguirás mover-te melhor em cima dela, caso seja necessário colocar mais peso à frente ou atrás.

4. Tens uma bicicleta de suspensão total?

Se a resposta for positiva, experimenta colocar o amortecedor no modo Open. Desse modo ganharás tração, sobretudo se tiver raízes ou pedras soltas (apesar de as marcas recomendarem ter o sistema fechado. Na prática, em subidas técnicas esta é a melhor solução).

PODE SER DO TEU INTERESSE

Para melhorar o rendimento nas subidas é imprescindível possuir uma boa relação peso-potência. Mas náo só...