De facto, nem todos os pneus para bicicleta possuem um indicador de desgaste, ao contrário do que acontece no setor automóvel ou dos motociclos. Por isso, para saber qual é a altura ideal, temos de recorrer ao senso comum. Em qualquer caso, existem três indicadores que nos dão sinais de que está na hora de substituir um determinado pneu:
1. Quando começares a notar que o pneu não agarra como antes, especialmente em termos de travagem e tração. A banda central de rolamento é a que sofre mais desgaste, por isso é a mais suscetível a provocar falta de aderência.
2. Quando começares a notar que furas mais do que o habitual. Este é um sinal claro, pois à medida que o pneu vai perdendo altura (distância entre a parte interior e exterior), mais probabilidades existirão de furar.
3. Quando vires que os tacos estão degradados, ou que o pneu começa a desgastar-se entre os tacos, mais precisamente na banda de rolamento. Isto significa que chegou ao fim da sua vida útil.
Não és obrigado a seguir estas indicações, obviamente. Aliás, podes continuar a usar o pneu, como se diz na gíria, "até ao arame", mas por segurança e para te sentires mais seguro e confiante, recomendamos substituir seguindo estas premissas. O pneu traseiro é o que dura menos (devido ao desgaste) e será o que mudarás mais frequentemente.