Teste capacete R2 ATH11 F/L Rock

Testámos o modelo Rock da marca checa R2, um capacete moderno e altamente respirável.
Carlos Pinto
Teste capacete R2 ATH11 F/L Rock
Teste capacete R2 Rock ATH11

Testámos mais um capacete da R2, uma marca recente no nosso país. O Rock é um modelo com construção InMold, parte traseira rebaixada, para maior proteção da nuca e possui 23 entradas de ar estrategicamente colocadas. A ventilação é de facto boa, mas tratando-se de um capacete de BTT, em que a velocidade média é inferior à do ciclismo de estrada, não é o único pormenor que se deve ter em conta na altura da aquisição.

Este modelo possui uma pala decorada numa cor parecida à do capacete, sendo o encaixe/desencaixe dos mais fáceis do mercado. Isto traz benefícios e incovenientes. Por um lado, o facto de ser fácil de retirar permite que a pala saia por si só caso um ramo se encaixe no seu interior, evitando que se parta. Do mesmo modo, se o levarmos numa mochila e algo fizer pressão na pala, esta solta-se, evitando a sua deformação e, em última análise, a sua quebra. Todavia, isto também pode ser um incoveniente, pois se passarmos debaixo de um tronco a alta velocidade e tocarmos com a pala ela pode soltar-se e uma das extremidades pode perfurar a nossa face, dado que o material da própria pala é o plástico, mas com uma elasticidade relativamente baixa.
Teste capacete R2 ATH11 F/L Rock

Um dos pormenores que gostámos é a existência de uma rede anti-mosquitos nas aberturas frontais. As fitas são perfuradas, para secagem mais rápida e possui sistema de ajuste intuitivo tanto na zona das orelhas como na parte traseira, com um rotor de fácil acesso. A proteção interna é soberba, estando todas as esponjas em zonas estratégicas (incluindo atrás, na traseira do rotor).

A zona do queixo, um dos pontos mais críticos nos capacetes para homem - devido à maçã de Adão - está protegida com uma esponja suave, a qual pode ser removida para lavagem. Notámos a ausência de bandas refletoras, contudo o entalhe de aperto na zona frontal e o rotor bem como os apoios do sistema na parte traseira, são de cor vermelha, o que proporciona alguma visibilidade.

No cômputo geral, é um capacete confortável, bonito, com um sistema de construção atual e com um encaixe natural. O seu design é algo "bolachudo", mas isso depende do formato da cabeça do utilizador. Este R2 Rock pesa 280g, está disponível em várias cores e em dois tamanhos: M (55-58 cm) e L (58-62 cm).

O melhor: Conforto, ajuste, decoração

A melhorar: Pala

Preço: 84,99€ Peso: 280g Site: nuc.pt