comitium

Sabes porque é que o óleo das suspensões está na perna direita e o ar na esquerda?

Isto já um standard nas suspensões de gama média/alta e a explicação é simples e lógica

Iván Mateos

Sabes porque é que o óleo das suspensões está na perna direita e o ar na esquerda?
Sabes porque é que o óleo das suspensões está na perna direita e o ar na esquerda?

Não existe nenhum motivo técnico que tenha levado a que o sistema hidráulico de uma suspensão esteja colocado na perna direita. A razão principal (e bastante simples, por sinal) é que o mecanismo de bloqueio, que em tempos se fazia manualmente a partir da parte superior da própria suspensão, estava na direita porque a maioria dos ciclistas são destros. Esta disposição ficou estandartizada porque as primeiras propostas (dos anos 90) foram assim desenhadas e as restantes marcas usaram-nas como referência. 

Convém recordar que originalmente, no início dos anos 90, as suspensões tinham uma configuração idêntica nas duas pernas. O estudo e a otimização da rigidez estrutural das suspensões permitiu situar o elemento hidráulico num lado e o ar no outro, sem perdas de solidez ou precisão de condução. 

Arquivado em:

Sabes para que serve este plástico na tua suspensão?

Relacionado

Sabes para que serve este plástico na tua suspensão?

Notaste que a tua suspensão ficou mais suave quando faz calor? Isso tem explicação

Relacionado

Notaste que a tua suspensão ficou mais suave quando faz calor? Isso tem explicação.

Não uses óleo de corrente para lubrificar a suspensão

Relacionado

Costumas lubrificar externamente a tua suspensão? Lê este artigo

E tu, que tipo de óleo usas na tua suspensão?

Relacionado

Costumas colocar óleo de corrente na suspensão?

6 coisas que tens que conhecer na tua suspensão

Relacionado

6 coisas que tens que conhecer na tua suspensão