Descobrimos a Turbo Kenevo na apresentação (nos Estados Unidos) de algumas das grandes novidades Specialized 2020 como as novas Epic HT e Enduro. E no último dia havia uma surpresa guardada na manga. Tivemos a oportunidade de a testar em Northstar, a mais de 2.000 metros de altitude.
As novas Kenevo existem em duas versões de alumínio, Comp e Expert. As diferenças principais estão na montagem, destacando-se a suspensão RockShox Boxxer Select RC de 180 mm de curso e dupla coroa da Expert, que é muito apelativa a nível estético, e logicamente existem variações de montagem, bem como de preço, embora a outra grande diferença entre as duas seja a bateria usada em cada uma: a Comp monta uma M2-Series de 500 Wh enquanto a Expert já conta com a M-2 de 700 Wh, a mesma utilizada nas versões superiores da Turbo Levo (e que em 2020 chega também à Turbo Levo Comp de alumínio).
Com a bateria de 700 Wh, a Kenevo anuncia 40% mais autonomia do que a versão com bateria de 500 Wh. Mas tudo depende do tipo de utilização que lhe dermos e dos modos ativados.
A Specialized continua a evoluir a aplicação Mission Control, com a qual é possível personalizar a Kenevo ao nosso gosto. Basta descarregá-la do Google Play ou da App Store, conetar a bicicleta através do Ant e podemos começar a desfrutar antes de darmos as primeiras pedaladas.
Com o Mission Control podemos saber praticamente tudo o que necessitamos, desde as voltas realizadas, o estado da bateria, ou o torque ou potência máxima do motor que queremos utilizar em cada um dos modos (Eco, Trail e Turbo). A Specialized recomenda começar com 35%/35% no modo ECO, 35%/100% no modo TRAIL e 100%/100% no TURBO. O nosso conselho é que varies as percentagens realizando percursos com um desnível variado e não demasiado longo para poderes perceber bem as variações do software até atingires os valores que desejas (e desde já te asseguramos que o que a Specialized recomenda está bastante perto do que um utilizador médio necessita).
O comando está na parte esquerda do guiador e é altamente intuitivo, ao contrário de alguns de marcas concorrentes. O modo WALK está mais nítido e potente, o que é de agradecer quando temos de empurrar a Kenevo em sítios não cicláveis.
O TCU (Turbo Connect Unit) é o cérebro da bicicleta. Nele podemos ver o modo que utilizamos com três LED ao redor do logotipo da Specialized e 10 barras que indicam o estado da bateria (cada uma equivale a 10% do total de carga da bateria). Além disso, inclui um quarto modo latente que grava todo o percurso que fizermos com a bicicleta, mesmo que estejamos sem assistência.
A Specialized sabe que é importante retirar todo o partido da bateria, mas sabe igualmente que é ainda mais importante não ficar no meio de um percurso sem bateria. O "Range Calculator" que podes encontrar em www.specialized.com permite criar a própria rota e saber até onde conseguimos ir. Ao mesmo tempo, em todas as novas baterias foi introduzido o BMS (Battery Management System) que as protege de possíveis sobrecargas e regula o seu estado, prolongando a vida útil das mesmas.
Otimizar a autonomia tem que ver com o peso, tanto do utilizador como da bicicleta. A nova Turbo Kenevo viu o seu peso ser reduzido cerca de 1 kg face à versão anterior. Quase metade desse peso deriva do novo motor Specialized 2.1, que quase nada tem a ver com o antigo Brose 1.3 que montava a versão anterior, exceto o fornecedor. Os 400g que foram reduzidos por essa via devem-se à utilização de magnésio bem como ao menor tamanho do motor (15% mais pequeno).
Outra parte da redução de peso deve-se ao sistema de fixação do motor, que agora é integrado numa cunha que a Specialized desenhou na parte inferior do quadro. Neste ponto a marca poupou 400 gramas. Tanto o software como o firmware da Kenevo foram desenvolvidos pela equipa da Specialized em Cham, na Suíça. Segundo o que apurámos, outras marcas podem montar este mesmo motor, contudo não terão estas personalizações exclusivas da marca californiana. A assistência à pedalada chega até 410% da força exercida sobre os pedais (antes chegava aos 380%) e 90 Nm.
180 MM DE DIVERSÃO
A nova Kenevo foi concebida para rodas de 27,5" e até 2.8 de balão, contudo os engenheiros da marca asseguram que pode levar até 3.0. A prioridade é criar uma bicicleta divertida, super eficiente nas descidas e que não nos faça sofrer nas subidas. No seu desenvolvimento, e embora esteticamente não tenha nada a ver, a Specialized Enduro 2020 também foi concebida ao mesmo tempo. A curva do amortecedor traseiro como se pode ver nestes gráficos melhora face à anterior Kenevo.
Embora a presença do motor impeça um design similar ao da Enduro, partilham o mesmo ADN e têm algumas semelhanças em termos de comportamento. Sam Benedict, um dos responsáveis pelo desenvolvimento disse-nos: "A bicicleta foi desenvolvida, tal como fizemos na nova Turbo Levo e Stumpjumper, partilhando experiências e informação. As limitações no design derivam da localização do motor, mas alcançámos um resultado muito satisfatório".
O amortecedor RX Tune de medida métrica 62.5 x 230 mm foi personalizado pela Specialized para este modelo. Além disso, a Specialized diferencia a mola em função dos tamanhos: 450 lb para o tamanho S2, 500 lb para a S3, 550 lb para a S4 e 600 lb para a S5. O quadro conta com o Side Arm herdado da Stumpjumper e Turbo Levo: "Não posso falar de percentagens, mas sim, é mais rígido do que a anterior versão", assegurou-nos Benedict.
Como qualquer bicicleta atual, seja qual for a modalidade, segue os parâmetros gerais: está pensada para andar rápido e para voar (pelo menos, para os que o sabem fazer). Com 180 mm de curso não é estranho ver uma direção de 64º, um ângulo que a equipara a uma bicicleta de DH. A parte superior cresceu, tem mais 2 cm em cada tamanho face à versão precedente (com um reach de 470 mm no tamanho S3 face aos 431 mm no Médio e 455 no Large do modelo anterior).
Nota que agora estes tamanhos não são denominados Small, Medium ou Large, mas sim S2, S3, etc. No fundo, personificam o tipo de condução e não realmente o tamanho da bicicleta.
Como não podia deixar de ser, o tubo de selim foi verticalizado e otimizado para espigões telescópicos de longo curso, passando a estar a 77º (74,8º no tamanho M da versão anterior). Assim consegue-se centrar mais o peso do rider na bicicleta e a pedalada torna-se mais cómoda quando é necessário subir, como pudemos comprovar nos trilhos onde andámos.
Em boas mãos a Kenevo é uma bicicleta elétrica que pode ser usada em DH, mas com a vantagem de que não precisarás de "subornar" ninguém para te levar ao topo da montanha para depois desfrutares das descidas. As duas versões da Turbo Kenevo 2020 são a Comp por 5.499 euros e a Expert que vês na maioria das imagens por 6.899 euros.