Nova Émonda: a melhor bicicleta de sempre da Trek

Temos estado a testar em segredo e em exclusivo para Portugal a nova versão da Trek Émonda, a superleve bicicleta do construtor norte-americano. Agora, está mais aerodinâmica, ainda mais leve e com uma performance que vai deixar a sua concorrência com calafrios.
Carlos Pinto
Nova Émonda: a melhor bicicleta de sempre da Trek
Nova Émonda: a melhor bicicleta de sempre da Trek

Nos últimos tempos temos andado a testar em segredo a nova versão da Trek Émonda. Supostamente devería haver uma apresentação internacional para o lançamento deste modelo, mas o Covid-19 trocou-nos as voltas. Ainda assim, a Trek preparou algo em grande. Contatou as principais revistas do mundo e enviou-lhes a bicicleta para que pudessem comprovar no seu próprio ambiente as potencialidades desta bicicleta.

Por sorte também temos uma Madone SLR 6 Disc para servir de comparação, se bem que a Madone é - em teoria - um modelo mais aerodinâmico do que a Émonda. Mas continuará a ser assim em 2021? Não! Porquê? Explicamos isso já a seguir.

Durante o último ano e meio temos percorrido o país com uma Madone SLR, a qual tem exatamente o mesmo quadro que a equipa profissional Trek-Segafredo usa nas provas World Tour. É uma bicicleta muito rápida e estável, ideal para atingir grandes velocidades. Mas com a chegada da Émonda, temos de confessar, o estatuto de super-rápida passa a ser desta nova Émonda. De facto, a nova Émonda tem tubos mais aerodinâmicos e é mais rápida e confortável do que a Madone e, atrevemo-nos a dizer, é para nós a melhor bicicleta de estrada alguma vez produzida pela Trek. E se os números para ti fazem toda a diferença, nota bem este valor: a nova Émonda que recebemos em tamanho 58 (XL) pesa 6,88 kg! Pesado por nós!

Nova Émonda: a melhor bicicleta de estrada da Trek de sempre

Este modelo representa uma enorme melhoria em termos de performance e torna ainda mais rápida do que nunca a bicicleta trepadora mais leve da Trek, ao mesmo tempo que o quadro se mantém abaixo dos 700 g.

Nova Émonda: a melhor bicicleta de estrada da Trek de sempre

O quadro possui tubos com formato aerodinâmico, contudo estes não são uns tubos normais. Após dois anos de desenvolvimento, e a criação dos laminados de Carbono OCLV mais leves de sempre, os engenheiros da Trek chegaram ao equilíbrio perfeito entre velocidade e baixo peso, mantendo em simultâneo a espantosa qualidade de condução pela qual a Émonda é conhecida. E de facto, assim é, como temos comprovado nas estradas nacionais. Este modelo está disponível nas versões SLR e SL, sendo notoriamente mais rápida, tanto em plano como nas subidas.

Émonda SLR

Nova Émonda: a melhor bicicleta de estrada da Trek de sempre

A nova Émonda SLR é a bicicleta de eleição dos trepadores da equipa Trek-Segafredo. De facto, a ciclista Lizzie Deignan considerou-a mesmo “a melhor bicicleta em que alguma vez andei.” Foi concebida com o novo Carbono OCLV 800 Series, que pesa menos de 700 g e garante vantagens significativas em termos de velocidade graças ao seu design aerodinâmico. Em comparação com a sua antecessora, a Émonda SLR é 60 segundos por hora mais rápida em plano e 18 segundos por hora com uma inclinação de 8%.

Carbono OCLV 800 Series

Nova Émonda: a melhor bicicleta de estrada da Trek de sempre

O Carbono OCLV 800 Series é o mais leve e o mais elitista feito pelo Trek até hoje. É 30% mais resistente que os anteriores laminados de Carbono OCLV, mas igualmente rígido, o que permitiu aos engenheiros da Trek a criação dos novos formatos aero da Émonda SLR sem acrescentar peso.

Émonda SL

A Émonda SL dispõe do mesmo formato veloz de tubos aero da Émonda SLR, mas foi concebida com o Carbono OCLV 500 Series. Os ciclistas vão apreciar tanto o ganho em velocidade como o preço mais económico oferecidos pela Émonda SL.

Detalhes em termos de design para a máxima velocidade

Todos os modelos da nova Émonda têm cabos internos e a maioria vem com as novas rodas aerodinâmicas Aeolus. A Émonda SLR vem com um guiador/avanço integrado Aeolus RSL que foi concebido especificamente para este modelo. Além disso, a geometria H1.5 da Émonda, desenvolvida com a equipa de ciclismo profissional Trek-Segafredo, coloca o ciclista na postura de competição aerodinâmica ideal.

Nova Émonda: a melhor bicicleta de estrada da Trek de sempre

Disponível no Project One

A Émonda SLR está também disponível para personalização no Project One, o programa de configuração personalizada da Trek, oferecendo aos ciclistas a possibilidade de criar a bicicleta dos seus sonhos.

As novas Émonda SLR e Émonda SL estão imediatamente disponíveis através da rede global de lojas Trek. Todas as características, cores e gama de preços pode ser consultada clicando AQUI. Na próxima edição da revista Ciclismo a fundo vais poder conhecer o nosso feedback final.

Novas rodas Aeolus

A Bontrager também lançou hoje uma linha completa de rodas Aeolus criadas para proporcionar a leveza e o desempenho das rodas de carbono a todos os ciclistas, tanto aos profissionais como aos amadores.

Os designs estáveis e comprovados das rodas Aeolus garantem maior velocidade sem peso adicional. Isto foi possível graças ao novo processo de layup do Carbono OCLV da Bontrager, que é o método de construção de carbono líder no setor.

Estes novos modelos de carbono estão disponíveis em três níveis, oferecendo mais opções em termos de desempenho e preço: RSL (Race Shop Limited), Pro e Elite.

Aeolus RSL 37

Nova Émonda: a melhor bicicleta de estrada da Trek de sempre

Concebidas a partir do melhor Carbono OCLV da Bontrager, estas rodas leves com perfil de 37 mm apresentam um aro com um novo formato que garante maior rapidez do que outras rodas. Comparado com os seus antecessores, o novo aro tem um formato com um perfil 30% mais alto, fazendo com que seja 11% mais veloz do que antes, e cada conjunto pesa apenas 1325 g — menos 55 g do que os modelos anteriores.

Aeolus Pro 37

Nova Émonda: a melhor bicicleta de estrada da Trek de sempre

As Aeolus Pro 37 possuem aros com o mesmo formato e o mesmo design que o modelo RSL e apresentam a mais recente tecnologia, velocidade e peso a um nível de preço diferenciado.

Aeolus Elite 35 e Aeolus Elite 50

Nova Émonda: a melhor bicicleta de estrada da Trek de sempre

Estas rodas de alto desempenho e excelente relação qualidade-preço foram fabricadas com o veloz e comprovado formato D3, e foram concebidas para garantir a leveza, o design e a capacidade de resposta do carbono a mais ciclistas. As rodas Aeolus Elite estão disponíveis com aros com perfil de 35 mm e com perfil de 50 mm.

Confiança no carbono

Tal como todas as rodas de carbono Bontrager, toda a linha Aeolus está coberta por uma garantia vitalícia. Adicionalmente, também está abrangida pelo programa Carbon Care — a Bontrager faz a reparação ou substituição grátis das rodas caso sofram danos durante a utilização nos dois primeiros anos após a compra.

Podes ver os preços AQUI.

Novo avanço/guiador Bontrager Aeolus

Nova Émonda: a melhor bicicleta de estrada da Trek de sempre

Este cockpit integrado Aeolus RSL foi concebido juntamente com a nova Émonda aerodinâmica, ou seja, para garantir a máxima velocidade e leveza. Apresenta um formato aerodinâmico e é fabricado em Carbono OCLV ultraleve.

Velocidade sem limites

O novo conjunto de guiador/avanço integrado Aeolus RSL é quase 10% mais rápido quando comparado com o seu antecessor e permite poupar sete watts de esforço com base em cálculos obtidos a partir de ensaios em túnel de vento.

Nova Émonda: a melhor bicicleta de estrada da Trek de sempre

Integração harmoniosa Além da estética elegante e do desempenho aerodinâmico do seu design dois-em-um, o conjunto guiador/avanço integrado Aeolus também oferece um sistema de gestão dos cabos integrado que além de aerodinâmico garante melhor estética e facilidade de manutenção.

Adicionalmente, a compatibilidade com as bases e suportes Blendr incluídos permitem a integração fácil de luzes Bontrager e ciclocomputadores Garmin.

Formato VR-C O raio variável e o perfil compacto (VR-C) do conjunto guiador/avanço integrado Aeolus RSL permite a colocação das mãos em diversas posições graças a um alcance mais longo e um drop mais baixo. Além disso, os ciclistas pode escolher entre várias opções de comprimento e largura para um fit perfeito.

Conhece os preços em www.trekbikes.com.