A Santa Cruz diz que a Nomad 5 "é uma bicicleta capaz de aguentar qualquer “pancada” por maior que seja". E diz que esta frase não é uma mera estratégia de marketing. Segundo o comunicado oficial da marca, a Nomad "foi feita para um tipo de pessoas muito concreto, para autênticos nómadas do BTT cuja máxima preocupação é viajar e andar pelos trilhos mais selvagens do mundo com uma bicicleta capaz de aguentar qualquer tipo de maus tratos".
De facto, a Nomad é o tipo de bicicleta que foge um pouco dos trâmites normais e das tendências de mercado, mas isso deve-se ao facto de este modelo se destinar a um tipo de clientes com necessidades muito concretas. Clientes que viajam bastante com as suas bicicletas, em sítios remotos e que precisam de uma bike polivalente, resistente e fiável.
Inclui rodas de 27,5 polegadas, um sistema de amortecimento mais do que comprovado (VPP) e otimizado com 170 mm de curso à frente e atrás, quadro em carbono C ou CC reforçado e com garantia vitalícia, rolamentos selados também com garantia vitalícia, copo de lubrificação no link inferior, protetores no tubo inferior e na escora, sistema Flip Chip no link de ancoragem do amortecedor e uma geometria muito intuitiva.
A Santa Cruz deposita tanta confiança neste modelo que assegura que esta bicicleta é a mais preparada para ser maltratada nos trilhos. E se ainda não ficaste convencido vê este vídeo.