Van Vleuten, campeã da Europa após um emocionante duelo com Longo Borghini

Numa corrida muito disputada - com inúmeros ataques - a holandesa e a italiana lutaram pelo título continental num emocionante sprint. A polaca Niewiadoma ganhou a medalha de bronze.
Carlos Pinto / Foto: Bettini -
Van Vleuten, campeã da Europa após um emocionante duelo com Longo Borghini
Van Vleuten, campeã da Europa após um emocionante duelo com Longo Borghini

Após uma emocionante corrida - cheia de ataques e contra-ataques nos quais as holandesas foram sempre a maioria -, o título europeu de estrada foi decidido num sprint emocionante entre a campeã do mundo Annemiek van Vleuten e a italiana Elisa Longo Borghini. A holandesa aproveitou a sua ponta final para somar um novo triunfo ao seu extenso palmarés. Este ano leva seis vitórias em oito provas disputadas e já ostenta os títulos de vigente campeã da Europa e do Mundo.

A cerca de 5" cortou a meta a polaca Katarzyna Niewiadoma (medalha de bronze) e também a holandesa Chantal Van der Broek-Blaak, as quais integraram o quarteto, juntamente com Van Vleuten e Longo Borghini, que se destacou nos 20 km finais e que acabou por decidir as medalhas nos quilómetros finais do circuito de Plouay (de 13,6 km realizado sete vezes, num total de 109 km).

Foi a italiana que começou as hostilidades neste quarteto na última subida (Pont-Neuf), com um duro ataque que serviu para descolar Niewaidoima e Blaak, deixando a corrida num "mano a mano". Embora Van Vleuten tenha saído vitoriosa, teve de sofrer até ao final para ganhar à italiana.

Não participou nenhuma ciclista portuguesa nesta prova de fundo elite.