Taça do Mundo de DH na Lousã já tem nova data

A UCI publicou os calendários do Campeonato do Mundo e da Taça do Mundo 2020, além do método de seleção para os Jogos Olímpicos de Tóquio.
Carlos Pinto
Taça do Mundo de DH na Lousã já tem nova data
Taça do Mundo de DH na Lousã já tem nova data

Após o cancelamento ou adiamento de provas devido ao Covid 19, que no caso do BTT implicou cerca de 30% do total de provas no calendário, faltava conhecer o que iria acontecer nas restantes provas agendadas para o segundo semestre de 2020. Já sabíamos que o Campeonato do Mundo de XCO de Albstadt tinha sido cancelado e que as provas da Taça do Mundo de Losinj (Croácia), Fort William (Grâ-Bretanha), Vallnord (Andorra) e Mont-Sainte Anne (Canadá) tinham sido adiadas ou canceladas.

Taça do Mundo de DH na Lousã já tem nova data

A UCI reorganizou o calendário, o qual ficará agora concentrado em setembro, outubro e início de novembro. A prova mais importante, o Campeonato do Mundo de XCO, vai decorrer em Leogang (Áustria), tendo também a seu cargo a realização do Mundial de DH. Além disso, esta localidade austríaca também se mostrou disponível para receber o Campeonato do Mundo de XCO Team Relay e de e-MTB (bicicletas elétricas). Deste modo, o Campeonato do Mundo volta a ter um formato que já existiu, reunindo no mesmo lugar o XCO e o DHI, estando agendado para 5 a 11 de outubro.

Quanto à Taça do Mundo, estará concentrada em seis localizações, com a novidade de que três delas terão provas duplas, algo inédito até agora, incluindo a Lousã. Este é o calendário definitivo:

5-6 setembro: Lenzerheide, Suíça (XCO/DHI)

12-13 setembro: Val di Sole, Itália (XCO/DHI)

19-20 setembro: Les Gets, França (XCO/DHI)

29 Setembro-4 outubro: Nove Mesto na Morave, República Checa (XCO) – duas provas

15-18 outubro: Maribor, Eslovénia (DHI) – duas provas

29 outubro-1 novembro: Lousã, Portugal (DHI) – duas provas

Além disso, também já foram confirmadas as datas de outros campeonatos internacionais:

Campeonato do Mundo Eliminator: 23 agosto

Campeonato do Mundo Four Cross: 10-11 setembro, Val di Sole (Itália)

Campeonato do Mundo Maratonas: 24-25 outubro, Sakarya (Turquia)

CLASSIFICAÇÃO PARA TÓQUIO

Taça do Mundo de DH na Lousã já tem nova data

Com a pandemia, a UCI fez uma pausa na acumulação de pontos nas provas celebradas até 3 de março, estabelecendo-se nessa data o ranking provisório que daria acesso aos Jogos Olímpicos. Uma vez que os Jogos foram adiados para 2021, a UCI decidiu que, mantendo os pontos obtidos até essa data, serão definidos dois fins de semana na Taça do Mundo de 2021 (ainda por determinar) nos quais será possível ganhar pontos para a classificação, pelo que esses pontos se juntarão aos já obtidos até 3 de março deste ano.