comitium

Raquel Queirós 24ª no Mundial de sub-23

A portuguesa Raquel Queirós foi ontem 24ª classificada na prova de cross country olímpico (XCO) sub-23 feminina do Campeonato do Mundo de BTT, disputada no Mont-Saint-Anne, Canadá. Quanto aos jerseys do arco-íris, vão para a Suiça, com a dobradinha Sina Frei-Nino Schurter.

Revista BIKE

Raquel Queirós 24ª no Mundial de sub-23
Raquel Queirós 24ª no Mundial de sub-23

A atleta da Equipa Portugal, sub-23 de primeiro ano, estreou-se com um lugar ligeiramente aquém do meio da tabela. Raquel Queirós foi 24ª entre 44 participantes, gastando mais 11m31s que a vencedora, a suíça Sina Frei. A helvética foi acompanhada no pódio pela austríaca Laura Stigger, a 31 segundos, e pela francesa Loana Lecomte, a 36 segundos.

O resultado da atleta nacional foi altamente condicionado por uma queda sofrida na primeira zona técnica do circuito. O acidente provocou um atraso significativo, logo no início da prova, que se tornou muito difícil de ultrapassar, tendo em conta o ritmo muito elevado da corrida.

O Campeonato do Mundo de BTT termina hoje. O BTT português terá três corredores em ação nas provas de Downhill (DHI). Gonçalo Bandeira compete às 15h49 na prova de juniores. Em elite, Emanuel Pombo parte às 19h31 e Francisco Pardal alinha às 19h34.

Schurter revalida

Nino Schurter preparou a prova como ninguém, pois sabia que a dureza do percurso poderia causar problemas mecânicos, como furos. Analizou as melhores trajetórias e ensaiou-as meticulosamente. E o resultado está à vista, com uma vitória indiscutível, terminando 30s diante de Mathias Flueckiger, 38s de Stephan Tempier e 56s de Titouan Carod, todos eles vítimas de problemas mecânicos.

Nino terá tido tarefa facilitada pela ausência do seu principal rivalMathieu van der Poel, que preferiu abdicar da participação nos mundiais de XCO para se focar nos mundiais de estrada em Yorkshire no final deste mês.