comitium

História: Paola Pezzo, a primeira campeã olímpica de BTT

Lembramos os melhores momentos da campeã italiana.

Revista BIKE e www.mountainbikes.pt

História: Paola Pezzo, a primeira campeã olímpica de BTT
História: Paola Pezzo, a primeira campeã olímpica de BTT

VER AS MELHORES FOTOS DE PAOLA PEZZO

Paola Pezzo foi uma das atletas míticas dos anos 90 e do início da década seguinte. Compilámos algumas das fotos que temos no nosso arquivo desta italiana que esteve algumas vezes no nosso país. Esbelta e morena, Paola marcou uma época, alcançando as duas primeiras medalhas de ouro da história olímpica do BTT (Atlanta e Sidney) e manteve-se na elite na década de 90 até aos primeiros anos de 2000.

Nasceu em Bosco Chiesanueva, próximo de Verona, uma zona montanhosa. A sua fulgurante aparição internacional surpreendeu tudo e todos no Campeonato do Mundo de Metabief (em França), vencendo a favorita Jeannie Longo. 

Esse mundial foi o tiro de partida para a fama e os contratos publicitários, tendo ficado ligada à marca Gary Fisher a maior parte da sua carreira. Teve vários duelos com a espanhola Marga Fullana, mas destacamos os Jogos Olímpicos de Sidney, onde um polémico adiantamento da italiana sobre a maiorquina (tendo a espanhola caído) fez com que Pezzo ganhasse. Fullana terminou a prova em terceiro lugar (medalha de bronze), tendo ainda sido ultrapassada pela suíça Barbara Blatter. 

Depois dos seus segundos Jogos Olímpicos, Pezzo abandonou a elite do XC mundial, concentrando-se mais em provas de maratona (XCM), embora nos Jogos Olímpicos de Atenas tenha tentado sem êxito a sua terceira medalha, tendo abandonado lesionada. Em 2005 deixou a alta competição e em 2008 iniciou um novo objetivo: entrar em provas de ciclismo, tengo ganho alguns Granfondos. 

Hoje em dia continua a ser uma apaixonada praticante de BTT, como podes comprovar no seu perfil de Facebook, além de ser uma fiel seguidora do seu filho, Kevin, que seguiu os passos da mãe.