Márcio Barbosa e Ana Santos são os campeões nacionais de ciclocrosse

Márcio Barbosa (Aviludo-Louletano) e Ana Santos (UC Vila do Conde) são os novos campeões nacionais de ciclocrosse, na categoria de elite, depois de se imporem em Marrazes, Leiria.
FPC -
Márcio Barbosa e Ana Santos são os campeões nacionais de ciclocrosse
Márcio Barbosa e Ana Santos são os campeões nacionais de ciclocrosse

Menos explosivo do que os adversários, maioritariamente oriundos do BTT, o profissional de estrada Márcio Barbosa fez uma prova em crescendo, de trás para a frente. Este desempenho, na linha do que lhe é habitual, garantiu ao natural de Paços de Ferreira a conquista do Campeonato Nacional.

Márcio Barbosa cortou a meta isolado, relegando Mário Costa (UC Vila do Conde) para o segundo posto, a 14 segundos. O terceiro classificado, a 23 segundos, foi Roberto Ferreira (BTT Seia).

A corrida feminina de elite foi palco da tomada de poder pela juventude. Ana Santos, júnior de primeiro ano, arriscou inscrever-se na prova da categoria superior e demonstrou que a opção foi consciente. A vila-condense impôs-se em solitário, deixando a rival mais direta, a sub-23 de primeiro ano Raquel Queirós (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão), a 1m21s. A campeã do ano passado, Sandra dos Santos (CC Pèrigueux/Drodogne), gastou mais 1m38s do que a vencedora, tendo de contentar-se com o terceiro lugar.

O comandante da geral masculina de elite da Taça, Miguel Salgueiro (Sicasal/Constantinos), optou por competir em sub-23 no Campeonato Nacional. O estatuto da Taça de nada lhe valeu, pois o mais forte foi Bruno Silva (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão), que conquistou o Campeonato Nacional, deixando Salgueiro no lugar imediato, a 16 segundos. O terceiro, a 1m51s, foi João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar). A prova de sub-23 feminina contou só com uma concorrente, Rafaela Ramalho (Maiatos).

Nas camadas jovens, os títulos nacionais foram conseguidos pelo júnior Diogo Neves (BTT Loulé/Elevis) e pelos cadetes João Cruz (UC Vila do Conde) e Sara Ferreira (Maiatos).

Nas categorias de veteranos o destaque recaiu nos masters 30 Michel Machado (Vasconha BTT Vouzela) e Nádia Mendes (Transfor), nos masters 40 Afonso Ferreira e Flávia Vieira (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão), no master 50 António Sousa e no master 60 João Pinto (Boavista/Servigás/DuoBike/NAST).

O calendário nacional de ciclocrosse encerra no próximo domingo, em Melgaço, com a quinta e última prova da Taça de Portugal. Será a oportunidade para os campeões estrearem as novas camisolas.