Iúri Leitão regressa à Tavfer-Measindot-Mortágua

O polivalente corredor minhoto é mais um reforço da equipa de Mortágua, após um ano de sonho na pista.
Carlos Pinto
Iúri Leitão regressa à Tavfer-Measindot-Mortágua
Iúri Leitão regressa à Tavfer-Measindot-Mortágua

Iúri Leitão é, aos 22 anos de idade, um dos melhores atletas nacionais e internacionais na vertente de pista. E agora regressa a uma casa que conhece bastante bem. Após um 2020 de sonho, tornou-se uma referência no que toca à pista e ao sprint em particular.

Começando pela sua formação, desde tenra idade que o ciclismo faz parte da vida de Iúri Leitão. Natural de Viana do Castelo, nos escalões de formação representou durante vários anos a Tensai- Santa Marta e mais tarde em Junior o Clube de Ciclismo da Bairrada.

Foi já em Sub23, no primeiro ano da categoria que Iúri Leitão esteve na estrutura do Velo Clube do Centro, tendo mais tarde ingressado na equipa da Sicasal e posteriormente na equipa espanhola Froiz.

Foi em 2018 que os resultados de relevo começaram a surgir, ao vencer a última etapa da Volta a Portugal do Futuro. Além disso, foi nessa altura que começaram a surgir os primeiros pódios no que toca a Campeonatos Nacionais de Pista.

2019 foi um ano de participação em provas de Pista com um grau de exigência bastante mais elevado, nomeadamente com participações em provas da Taça do Mundo, onde Iúri Leitão deixou a sua marca com registos interessantes.

Contudo, 2020 foi o ano da afirmação de Iúri Leitão com resultados internacionais de topo. Iúri Leitão sagrou-se Campeão da Europa de Pista na vertente de Scratch e Vice-Campeão Europeu na disciplina de Eliminação e ainda medalha de bronze no Omnium. Um Campeonato da Europa de sonho, onde na categoria de Sub23, foi vice-campeão em três disciplinas, Eliminação, Corrida por Pontos e Scratch.

Para além destes resultados, foi ainda vencedor de outros Troféus Internacionais. Com a entrada de Iúri Leitão, a equipa fica completa para a Época 2021 após apresentados os 11 ciclistas que a irão compor, com um plantel com média de idades de 24 anos.