comitium

FPC assume o risco e organiza a Volta a Portugal deste ano

A Podium anunciou hoje que a Volta a Portugal seria adiada para 2021, mas duas horas depois a Federação anunciou que vai assumir o risco e organizar a prova em moldes diferentes, com oito etapas e um prólogo.

FPC assume o risco e organiza a Volta a Portugal deste ano
FPC assume o risco e organiza a Volta a Portugal deste ano

Já era sabido que a pandemia tinha provocado danos irreparáveis em toda a economia e, consequentemente, nos eventos desportivos. A Volta a Portugal não foi excepção. A recusa de alguns autarcas em autorizar a passagem da caravana da Volta a Portugal feriu de morte a prova, dificultando o planeamento e impossibilitando a logística - e a parte financeira - de seguir o caminho desejado.

A Podium, empresa que ganhou o concurso de organização - entre outras - da principal prova velocipédica em Portugal para as equipas nacionais, tem, como todas as empresas privadas, de gerar lucros. Correr o risco de perder dinheiro na conjuntura atual em que é difícil prever o futuro seria um risco enorme.

Por isso, a Federação Portuguesa de Ciclismo decidiu - tal como fez com a Volta ao Algarve - agarrar as rédeas da prova e tudo está a fazer para levar avante o evento.

Segundo um comunicado enviado hoje à nossa redação, "a corrida será composta por um prólogo e oito etapas, tendo as principais caraterísticas de um grande evento de ciclismo: interesse desportivo, forte impacto mediático, capacidade de dinamizar a economia do país e de divulgar o território e garantia de retorno para o investimento dos patrocinadores da corrida e das equipas participantes."

A prova está calendarizada de 25 de setembro a 7 de outubro e oportunamente serão divulgados mais dados.

Por seu lado, a Podium salientou num comunicado que "ambas as entidades (FPC e Podium) entenderam na possibilidade de realização de uma Edição Especial da Volta a Portugal em Bicicleta por parte da Federação Portuguesa de Ciclismo, no estrito interesse do ciclismo enquanto modalidade desportiva, o qual foi formalizado através de um acordo que permite ao órgão federativo desenvolver esforços para organizar uma prova que possa colmatar os efeitos da suspensão da Volta a Portugal Santander."

A Podium voltará a organizar a prova em 2021.

Arquivado em:

Valeria Valgonen vence a Volta a Portugal feminina

Relacionado

Valeria Valgonen vence a Volta a Portugal feminina

Volta a Portugal de 2024 decorrerá mais cedo do que o habitual

Relacionado

Volta a Portugal de 2024 decorrerá mais cedo do que o habitual