comitium

Alex Dowsett, sete anos depois, volta a ganhar no Giro

O britânico, integrante da fuga do dia, alcançou para a Israel Start-Up Nation a primeira vitória parcial da equipa numa grande volta, numa jornada tranquila para o pelotão.

Victor Marcos / Foto: Bettini

Alex Dowsett, sete anos depois, volta a ganhar no Giro
Alex Dowsett, sete anos depois, volta a ganhar no Giro

O ciclista britânico Alex Dowsett (Israel Start-Up Nation) ganhou com autoridade este sábado a oitava etapa da Volta a Itália, numa jornada de 200 km entre Giovinazzo e Vieste, na qual João Almeida manteve a camisola rosa de líder da geral. Nunca um português comandou durante tantos dias (é o sexto dia) a geral individual de uma grande volta por etapas. E lembramos que o João Almeida tem somente 22 anos!

Dowsett, que já tinha ganho um contrarrelógio na Volta a Itália de 2013, quando estava na Movistar, fez parte da fuga do dia juntamente com o seu companheiro Brandle, Ravanelli (Androni), Rosskopf (CCC), Holmes (Lotto-Soudal) e Puccio (Ineos Grenadiers), os quais conseguiram manter uma vantagem superior aos 10 minutos durante grande parte da etapa, perante a passividade do pelotão, provavelmente a resguardar-se para a dura etapa de amanhã.

O corredor da Israel Start-Up Nation - que vai ser pai em breve e tem estado bastante ansioso pois o seu contrato termina no final desta época - deixou para trás os seus companheiros de fuga a cerca de 18 km da meta. Puccio e Holmes cortaram a meta em segundo e terceiro, respetivamente. Mais de 10 minutos depois, o pelotão de sprinters e homens da geral cortou a meta.

Antes da partida a notícia de que Simon Yates (Mitchelton-Scott) tinha abandonado o Giro após ter acusado positivo ao teste do Covid-19 deixou todos em sobressalto. Também não partiram Edoardo Affini, Tony Gallopin (AG2R) e Sean Bennett (Education First), com fraturas das quedas de ontem.