Juniores portugueses lutaram contra o relógio e o vento

A Equipa Portugal começou ontem o Campeonato da Europa de Estrada, em Alkmaar, Holanda, participando nos contrarrelógios de juniores, disputados num percurso de 22,4 quilómetros, dificultados pelo forte vento.
Ciclismo a fundo -
Juniores portugueses lutaram contra o relógio e o vento
Juniores lusos na Holanda

Daniela Campos foi a primeira a ir para a estrada, completando a corrida em 33m11s, o que lhe valeu a 26.ª posição na corrida feminina. A corredora portuguesa gastou mais 2m54s do que a holandesa Shirin van Anrooij, que bateu a russa Aigul Garreva por 3 segundos e a sueca Wilma Olausson por 42 segundos. Tive de controlar na fase inicial, com vento lateral e de costas, porque sabia que a última parte, com vento de frente, seria muito difícil. Esta prova foi muita dura, sei que tenho de trabalhar mais o contrarrelógio, afirmou a ciclista.

Daniel Dias foi o melhor português na corrida masculina de júnior, terminando a prova de 22,4 quilómetros na 46.ª posição, com um registo de 30m00s, mais 3m08s do que o italiano Andrea Piccolo, que venceu com 26m52s e foi acompanhado no pódio por dois holandeses, Lars Boven, a 12 segundos, e Enzo Leijnse, a 14. Diogo Narciso teve um desempenho semelhante ao do compatriota, acabando no 49.º lugar, a 3m31s do primeiro. “Não tive boas sensações, mesmo na parte em que o vento batia de costas e lateralmente. Senti muito o vento, que tornou o contrarrelógio muito duro”, explica Narciso. Daniel Dias tem uma apreciação semelhante. O vento foi mesmo a principal dificuldade, num contrarrelógio em que até nem me senti mal, mas no qual tive de gerir muito bem a energia para chegar com capacidade ao final, conta o corredor.

“Os corredores deram o máximo, numa prova exigente, em condições a que não estão acostumados. Mais do que os resultados, considero importante a experiência, pois permite perceber o nível em que se encontram e ficam mais calejados para desafios futuros em condições semelhantes, que, certamente, irão encontrar várias vezes ao longo da carreira”, entende o selecionador nacional, José Poeira.

O Campeonato da Europa continua hoje com contrarrelógios individuais. Às 9h56, Daniela Reis parte para a prova feminina de elite. Portugal terá dois elementos na corrida masculina de sub-23. André Carvalho parte às 11h52 e Jorge Magalhães inicia a prova às 12h18. Todos os contrarrelógios do Europeu são disputados no mesmo percurso, independentemente da categoria, pelo que, amanhã, todos os corredores percorrerão 22,4 quilómetros.