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Será que consigo perder peso se andar de bicicleta?

Fazer BTT é uma forma muito divertida e eficaz que ajuda a perder peso.
Yolanda Vázquez. -
Será que consigo perder peso se andar de bicicleta?
Será que consigo perder peso se andar de bicicleta?

Apesar de a maioria dos médicos recomendar aos seus pacientes (quando querem perder peso) que eles corram, fazer BTT também é um exercício que ajuda a perder gordura corporal por muitos motivos: 

1. Ajuda a eliminar os depósitos de gordura em zonas difíceis (ventre, músculos e braços) com a garantia de que os quilos perdidos são mais difíceis de recuperar. 

2. Garante a redução de centímetros no perímetro abdominal, ao mesmo tempo que endurece e reafirma os tecidos. Para calcular a quantidade de calorias de que necessitas multiplica o teu peso por 30. Ao resultado acrescenta 8 calorias por cada minuto de BTT que praticas por dia. O total é o número de calorias que precisas para manter o teu peso cada dia. Se queres perder peso tens de retirar 500 calorias a este número e conseguirás perder meio quilo por semana. 

Exemplo: uma mulher que pesa 60 kg e anda de bicicleta uma hora por dia.

60 x 30 = 1.800 calorias

60 x 8 = 480 calorias

1.800 + 480 = 2.280 calorias totais que necessita para manter a energia.

Se pretende perder peso precisa de 2.280 – 500 = 1.780 calorias para perder peso.

 

CONSUMO DE CALORIAS POR VELOCIDADE

Se queres saber quantas calorias queimas a andar de bicicleta, em terreno plano, só tens de multiplicar o teu peso pelo coeficiente da velocidade média que levas. Se estás numa subida, deves acrescentar 20 calorias por cada 3.000 metros de aumento na altimetria e se estiveres numa descida, não queimas calorias extra. 

Se queres perder peso e gostas de exercício ao ar livre, a bicicleta de montanha converter-se-á na tua fiel companheira. Há quem refira que quando começam a fazer BTT, normalmente ganham dois quilos, apesar de a roupa ficar mais larga. Não te preocupes, geralmente deve-se a um aumento de massa muscular e a uma perda de gordura. E como o músculo pesa mais e ocupa menos espaço do que a gordura, vais reduzindo o volume e o tamanho da roupa sem que isso se note na balança. 

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