Publicidade

É normal que me doam os gémeos? Descobre as 3 potenciais causas que deves descartar

As dores nos gémeos não são um problema frequente em ciclistas, mas sim em corredores. É possível que esteja relacionado com uma forma de pedalar incorreta. Como é lógico, se te doem os gémeos tal deve-se a uma sobrecarga. Mas vamos analisar este tema.
Yago Alcalde -
É normal que me doam os gémeos? Descobre as 3 potenciais causas que deves descartar
É normal que me doam os gémeos? Descobre as 3 potenciais causas que deves descartar

Os gémeos acarretam somente entre 15 a 20% da força de pedalada, pelo que em comparação com o quadríceps e o glúteo são músculos muito mais débeis. 

As duas medidas da bicicleta que mais influem o trabalho dos gémeos são a posição dos cleats e a altura de selim

1. Quanto aos cleats, se tens dores é provável que estejam muito adiantados. Experimenta recuar os cleats entre 5 e 10 mm. Deves ter em conta que o eixo do pedal deve estar debaixo da linha imaginária que liga a cabeça do primeiro metatarso (joanete) com a do quinto. 

2. Além de uma correta colocação dos cleats, se te doem os gémeos é muito provável que o teu selim esteja demasiado alto. Experimenta baixar o selim de 5 em 5 mm até que notes um alívio nos gémeos. Para este ajuste não convém usar a fórmula de multiplicar o valor da entreperna por um número. É melhor que faças este ajuste por sensações. Deves ter em conta de que quando o pedal está em baixo do joelho nunca deve esticar-se na totalidade. 

3. Além de que as medidas da bicicleta devem ser as adequadas, talvez a tua técnica de pedalada pode não ser a correta. Deves evitar pedalar na ponta dos pés. Como referência, deves pedalar com o pé plano quando o cranque estiver na posição horizontal. 

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, mostrar conteúdo relacionado às suas preferências e coletar informações estatísticas. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. Mais informação.