Publicidade

5 recomendações se tens problemas gástricos quando andas de bicicleta...

Há pessoas que costumam ter problemas digestivos quando andam de bicicleta. Não é fácil determinar a causa, mas podemos dar-te alguns conselhos.
www.mountainbikes.pt / Yago Alcalde -
5 recomendações se tens problemas gástricos quando andas de bicicleta...
5 recomendações se tens problemas gástricos quando andas de bicicleta...

Não é fácil determinar exatamente qual é o motivo que origina os problemas digestivos quando se anda de bicicleta. Como é óbvio, temos de recomendar que consultes um médico se isso acontece com muita frequência, pois pode tratar-se de alguma intolerância alimentar. No entanto, damos-te alguns conselhos que podem resolver de vez o teu problema:

1 - Embora seja uma recomendação que já tem muitos anos, o ideal é espaçar em cerca de duas horas o tempo que media o pequeno-amoço e o início da volta ou treino de bicicleta. Este tempo pode ser encurtado se a intensidade for baixa no início da volta e se o pequeno almoço for ligeiro. Se, pelo contrário, arrancarmos com potência ou se o pequeno almoço foi farto, é fácil ficarmos com algum tipo de problemas gastrointestinais. 

2 - Convém evitar ou reduzir os alimentos ricos em fibra no dia anterior, bem como no dia do treino. Embora a fibra seja recomendável para regular o trânsito intestinal, não deve ser consumida antes de um esforço intenso, já que atrasa a digestão e pode provocar gases. Devemos evitar as farinhas integrais, bem como ingerior muita fruta ou verduras nas horas que antecedem um treino ou competição. A massa, o arroz branco ou o pão branco são boas opções. 

3 - Experimenta eliminar os produtos lácteos da tua dieta nas horas que antecedem o treino/competição. Mesmo que não sejas intolerante à lactose, é possível que os lácteos possam estar relacionados com alguns problemas gástricos. Se não consumirmos produtos lácteos um dia não nos acontecerá nada de mal e de facto até teremos uma melhor digestão. Uma opção a ter em conta é ingerir leite sem lactose. 

4 - Evita ingerir frutose de forma isolada. A frutose é um açúcar que, além de estar presente na fruta, também poderás encontrar em algumas bebidas. Não causa problemas se for combinada com outros açúcares, no entanto o mesmo não se passa quando é ingerida de forma isolada ou em grandes quantidades, como por exemplo nos sumos. Além de podermos encontrar em algumas bebidas, também está presente na maioria dos produtos processados açucarados (bolos industriais, gomas, etc), em forma de xarope, geleia, compotas, etc.

5 - Deves evitar tomar aspirinas ou medicamentos inflamatórios (ibuprofeno) antes de um treino, já que aumentam a permeabilidade intestinal e podem causar problemas gastrointestinais. 

 
 

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, mostrar conteúdo relacionado às suas preferências e coletar informações estatísticas. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. Mais informação.