Publicidade

Seguro obrigatório para e-Bikes. Sabes o que isso pode implicar?

A implementação desta medida (ou não) vai ser votada esta semana na União Europeia.
MOUNTAINBIKES.PT -
Seguro obrigatório para e-Bikes. Sabes o que isso pode implicar?
Seguro obrigatório para e-Bikes. Sabes o que isso pode implicar?

 

Dentro de poucos dias vamos saber se comprar uma bicicleta elétrica vai obrigar-nos a contratar um seguro de responsabilidade civil. Esta medida vai ser votada esta semana na Comissão Europeia

Mais do que as questões dos lobbies das seguradoras ou da indústria automóvel, esta votação cria um dilema: afinal as bicicletas elétricas devem ser vistas como um veículo a motor ou como uma bicicleta? De facto, a pergunta não é desprovida de sentido e será a Comissão Europeia a votar, consoante a sua perceção for para o lado A ou B. E saberão os deputados europeus fundamentar a sua decisão? A verdade é que esta "etiqueta" que a bicicleta terá no final da votação marcará sem dúvida as medidas futuras a tomar por todas as partes. 

Obrigar a ter seguro será uma medida dissuasora que irá travar a venda de bicicletas elétricas e disso ninguém tenha dúvida. Além disso, entra em conflito com o que é, ou deveria ser, uma prioridade nos governos nacionais: reduzir o número de automóveis na estrada. Por uma questão de saúde pública, poe ecologia, por economia, por um questão de tráfego... existe uma lista de motivos e cada um não é suficiente por si mesmo. Fazer com que nas cidades haja mais bicicletas e menos carros faz com que todos beneficiem. E isso é algo que até as altas instâncias a nível europeu parecem confirmar. 

 

 

 

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, mostrar conteúdo relacionado às suas preferências e coletar informações estatísticas. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. Mais informação.