comitium

Esta tecnologia mudará o mundo das rodas de bicicleta

As novas Zipp 3ZERO MOTO foram desenhadas para se adaptar ao terreno.

www.mountainbikes.pt e Revista BIKE

Esta tecnologia mudará o mundo das rodas de bicicleta
Esta tecnologia mudará o mundo das rodas de bicicleta

Sim, leste bem: os novos aros das Zipp 3 ZERO MOTO adaptam-se ao terreno. A marca que pertence ao grupo SRAM desenvolveu uma nova tecnologia que inclui uma capacidade de absorção controlada e que favorece uma maior capacidade de adaptação ao terreno, aumentando a resistência aos furos. 

O novo aro de fibra de carbono Moto Technology, com uma parede única com 30 mm de largura interna, permite que a roda oscile de lado a lado face à zona de colocação dos raios quando a roda rola em cima de uma superfície complicada. Desta maneira, a roda pode situar-se numa posição melhor para absorver os impactos, reduzindo o risco de furo e transmitindo uma sensação de milímetros adicionais na suspensão, o que também contribui para reduzir a fadiga muscular. 

Como é que funciona?

Imagina um betetista numa curva pronunciada. O aro adapta-se de forma natural para manter a aderência à medida que o atleta se inclina. Desta maneira, a roda da Zipp Moto pode fletir de forma pontual para se manter paralela ao solo nas curvas, o que aumenta a tração da mesma forma. Esta capacidade de oscilar parcialmente permite-lhe deformar-se como reação a impactos isolados, facilitando manter a direção na linha escolhida. 

E agora vem a pergunta mais lógica que podes fazer: E não são mais flexíveis? A Zipp optou pelo uso de uns generosos 32 raios de aço Sapim D-Light conetados a amplas alas do cubo Zipp ZM1, que conservam a rigidez lateral e torsional. Para uma pedalada mais rápida e reativa, o núcleo Double Time conta com 52 pontos de engate que reduzem a rotação necessária para engrenar a 6,9 graus. 

As rodas Zipp 3ZERO Moto incluem de série o sistema TireWiz de monitorização de pressão dos pneus, desenvolvido pela Quarq

Este sistema mostra a pressão exata dos pneus num telemóvel através da App ou num dispositivo ANT . O sistema alerta em caso de variações de pressão, para que possas manter o valor selecionado.

É compatível com líquidos selantes, estando o aro já equipado com fita Tubeless, a qual é desmontável possibilitando a substituição por válvulas convencionais em caso de que queiras prescindir deste gadget. 

As Zipp 3ZERO Moto estão disponíveis em 8 cores diferentes, têm garantia vitalícia e custam cerca de 2.000 euros. Existem em 27,5 (1.825g) e em 29 polegadas (1.919g).

Sabe mais em www.sram.com

Arquivado em:

Zipp acaba de lançar as novas rodas 1ZERO HiTOP

Relacionado

Zipp acaba de lançar as novas rodas 1ZERO HiTOP