Publicidade

Focus SAM Squared: a eBike com duas baterias!

As voltas que podes planear fazer com este modelo são muito distintas das que nos permite uma ebike convencional. Ou seja, pode fazer mais de 100 km com subidas dignas de um BTT puro e duro nos trilhos mais recônditos.
www.mountainbikes.pt e Revista eBIKE -
Focus SAM Squared: a eBike com duas baterias!
Focus SAM Squared: a eBike com duas baterias!

Embora outra marca alemã como a Bulls também já tenha apostado na utilização de duas baterias, o conceito de integração T.E.C. (Tailored Energy Concept) é exclusivo da Focus, e está presente em toda a sua gama de bicicletas de suspensão total de eMTB, como podemos ver nesta Sam Squared 6.8. Esta solução de apoio ao motor usa duas fontes de energia: uma completamente integrada no tubo diagonal com 380Wh, com a opção de acoplar uma segunda bateria extra na posição do portabidon com 380Wh, o que resulta no total de 760Wh de autonomia, permitindo enfrentar muitos quilómetros. 

A união destas duas baterias é incrível, sumando 756 w/hora. Quem pedia mais autonomia tem aqui a resposta. 

COMO FUNCIONAM AS DUAS BATERIAS?

Em primeiro lugar, a carga é realizada com o mesmo carregador que a bicicleta traz e cada uma delas tem de ser carregada durante 3 horas. Quando ligamos a bicicleta com o cabo exterior conetado, o motor adquire a energia unicamente da bateria exterior e mostra-nos a capacidade no ecrã desta bateria em questão. 

Focus SAM Squared, ¡la bici de dos baterías!

A segunda bateria adicional é extraível e esta bicicleta pode funcionar apenas com uma ou com as duas indistintamente. Podemos colocar um portabidon se não levarmos a segunda bateria. 

Quando esgotarmos a bateria externa a bicicleta irá desligar-se, como se ficássemos sem bateria, ou seja, não passamos automaticamente para a segunda bateria integrada no tubo diagonal. Teremos de parar, retirar o cabo externo e guardá-lo. Depois temos de ligar novamente a bicicleta e o motor irá adquirir automaticamente a energia da bateria interior integrada e o ecrã mostrará a capacidade de carga unicamente dessa bateria, voltando a dispor de 100% dos 380Wh. 

Focus SAM Squared, ¡la bici de dos baterías!

Se quisermos utilizar a segunda bateria devemos conetá-la mediante este cabo à bicicleta. 

Com o pack T.E.C. de utilização fácil e rápido, dispomos de até 756Wh para as nossas voltas de bicicleta mais longas. A parte "obscura" do kit da segunda bateria, é que é uma opção de compra à margem da bicicleta, pois na loja apenas nos irão entregar a bicicleta com a bateria integrada. Se optares por não levar a segunda bateria, podes usar o Smart Rack que permite levar um kit de ferramentas e um bidão no tubo diagonal. 

 

COMO É QUE SE COMPORTA?

A SAM Squared tem um comportamente notável. É verdade que o peso extra da segunda bateria nessa posição elevada prejudica o centro de gravidade, mas não difere muito de uma bicicleta elétrica tradicional de BTT. A autonomia é sem dúvida a sua mais valia e é o seu argumento de venda principal. 

Poderás saber mais em www.focus-bikes.com.

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, mostrar conteúdo relacionado às suas preferências e coletar informações estatísticas. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. Mais informação.