Publicidade

Já conheces a nova Cannondale com dois amortecedores?

O novo protótipo de uma bicicleta de downhill que a Cannondale está a desenvolver está quase pronto para ser estreado na Taça do Mundo.
-
Já conheces a nova Cannondale com dois amortecedores?
Já conheces a nova Cannondale com dois amortecedores?

10 anos depois de ter cancelado a produção de bicicletas de downhill (o último modelo que fabricaram foi a Judge em 2009), parece que a Cannondale volta ao DH, e aparentemente a marca vai fazê-lo em grande estilo. Estão a ser ultimados todos os detalhes da sua nova bicicleta de downhill que a Cannondale Factory Racing vai usar. 

E com alguma sorte, um dos protótipos será já usado nos Campeonatos Europeus de Downhill que vão decorrer no nosso país (nas Aldeias do Xisto).

Así es la nueva Cannondale de ¡2 amortiguadores!

Así es la nueva Cannondale de ¡2 amortiguadores!

A nova bicicleta de DH é um modelo conceptual, um protótipo desenhado exclusivamente para a equipa de competição e que não estará à venda (pelo menos nesta fase inicial). Aliás, a marca fez o mesmo em 1998 com a mítica Cannondale Fulcrum, a bicicleta com duas correntes e suspensão Headshock Moto de dupla coroa invertida que usaram David Vásquez, Myles Rockwell e Missy Giove. 

Así es la nueva Cannondale de ¡2 amortiguadores!

O seu novo design tem linhas mais fluidas do que a Fulcrum e aposta num sistema de amortecedor duplo, visando tornar o sistema de amortecimento mais independente, separando os dois amortecedores fisicamente, para que os reajustes de um não afetem ou impliquem a necessidade de reajustar o outro. 

Así es la nueva Cannondale de ¡2 amortiguadores!

Na parte superior do quadro de fibra de carbono situa-se o elemento elástico, o absorvente, que pode ser de mola ou de ar. A escolha de um ou de outro é, entre outros, uma das principais dúvidas atualmente. E é por isso que estão a ser feitos testes. 

Así es la nueva Cannondale de ¡2 amortiguadores!

A parte inferior do tubo diagonal esconde o elemento que amortece, ou seja, o hidráulico, situado numa perfuração do quadro, com acesso às regulações a partir da parte superior e protegido na parte inferior com uma tampa de fibra de carbono. 

Así es la nueva Cannondale de ¡2 amortiguadores!

Por enquanto só podemos dizer que a nova bicicleta de DH da Cannondale tem quadro em fibra de carbono Ballistec, rodas de 29" e articulação na parte traseira das escoras. Até ao momento o único corredor confirmado que irá usar esta bicicleta na Taça do Mundo é o galês Matt Simmonds. 

Así es la nueva Cannondale de ¡2 amortiguadores!

A telemetria é a parte científica, através da qual Luis Arraiz, engenheiro de suspensões e responsável do novo sistema de amortecimento LTS das GT Fury, Force e Sensor, analisa os dados da nova bicicleta.

Fica atento à revista BIKE Portugal pois publicaremos mais detalhes em exclusivo para Portugal. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, mostrar conteúdo relacionado às suas preferências e coletar informações estatísticas. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. Mais informação.