comitium

Bikes que fizeram história

Andámos à procura de marcos da história do BTT. Modelos como os apresentados de seguida permitem-nos conhecer ou relembrar momentos que marcaram o início de uma paixão chamada BTT.

Revista BIKE

Bikes que fizeram história
Bikes que fizeram história

São verdadeiras peças de coleção que marcaram os primórdios das bicicletas para todo o terreno. O BTT hoje é uma disciplina e um segmento mais imponente e variado do que poderíamos imaginar, com tecnologias e soluções que, há 30 anos, diríamos ser praticamente impossíveis. As condições de então não eram nem de perto as de hoje, não se falava em carbono, mudanças sem fios ou espigões telescópicos. Mas não faltavam ideias loucas que hoje, apesar de já não existirem (tal como surgiram) deixaram um legado e resultaram em muito do que temos ao nosso dispor atualmente.

MARIN TEAM MARIN - (1991)

5 MTB clásicas que hicieron historia

A Marin Team Marin, era o expoente máximo da marca Californiana até à chegada da Team Titanium. Construida em aço cromoly Tange, esta Marin teve grande êxito devido à sua geometria desportiva, mais radical que as marcas europeias. A sua gama contava com modelos cujos pesos eram mais leves que a marioria da concorrência e os preços eram competitivos. Em Portugal, a Eldridge Grade foi um dos modelos mais populares da marca. 

TREK 9500 - (1992)

5 MTB clásicas que hicieron historia

As 9000 e 9500 foram as primeiras suspensões totais da marca de Wiscosin e surgiram em 1992. A 9500 da foto vinha montada com exclusivo Shimano XTR, na altura mais raro de se ver do que atualmente.

MERLIN SPAGUETTI - (1997)

5 MTB clásicas que hicieron historia

As BTT de titânio sempre tiveram uma aura de exclusividade e requinte. O exponente máximo nos anos 90 eram as Merlin, marca que entretanto não conseguiu manter o estatuto que detinha.
Esta versão de 1997 tinha uma montagem com o que de melhor se fazia: direção Chris King aheadset, aros Mavic em cerâmica, avanço Controltech e suspensão Manitou SX com molas de titânio.

CANNONDALE F700 - (1999)

5 MTB clásicas que hicieron historia

Se há uma marca que tem lugar cativo na história do ciclismo é a Cannondale. Sempre inovadora e exuberante, criou tecnologias que vieram abanar a indústria. Aliás, pouco tempo depois de lançar a bike em cima, anunciaram a primeira suspensão com bloqueio remoto eletrónico. Foi a última das grandes marcas a deixar de produzir nos Estados Unidos e passar a sua produção para a Ásia. Esta F700 foi uma das últimas hardtail Handmade in USA. A Headshox precedeu as Lefty e contava com bloqueio remoto no topo do tubo de direção, que já era oversize e muito perto de 1,5 polegadas! 

CANNONDALE RAVEN SX - (2000)

Image result for cannondale raven 4000 sx

Em 1999 era apresentada a segunda geração da Raven, aqui na versão 4000 SX destinada a um uso mais agressivo. Foi uma bike revolucionária cujo quadro era composto por um esqueleto em alumínio forjado que depois era coberto por painéis de carbono. Era o expoente máximo das suspensões totais de BTT, contando na frente com uma Lefty de apenas 1700g e 100mm de curso, enquanto atrás gozava de 120 mm. Equipava travões de disco da Coda. O peso total da 4000 SX? Uns impressionantes 11,6 kg! 

Muitos mais modelos poderiam ser apresentados neste artigo. E para ti, quais são para os principais destaques?