FERRAMENTAS
1. Martelo com cabeça de borracha. Se usares um com cabeça de metal vais danificar a suspensão.
2. Desmonta metálico. Para retirar os retentores. Uma chave fixa de 15 ou 17 também serve.
3. Retentores novos. O ideal é usar as peças de substituição originais de cada marca. Também podes usar alternativas de baixa fricção, como os SKF.
4. Desengordurante. Para deixar limpo o alojamento do retentor.
5. Chaves Allen. Para desmontar a suspensão e o dial de recuperação.
6. Pano ou papel aderente. Convém retirar todo o óleo usado do seu interior.
7. Óleo específico para suspensões. Existem diferentes níveis de fluidez, por isso consulta qual é o mais recomendado pelo fabricante da tua suspensão.
8. Seringa e recipientes. Um pequeno para o óleo novo e um grande para o usado.
PASSO A PASSO
A mudança do óleo e a substituição dos retentores é algo que os fabricantes de suspensões recomendam fazer entre 100 a 150 horas de utilização, dependendo da marca e do modelo. É uma operação mais simples do que aparenta, e inclusivé, se fizermos uma substituição do óleo antes de cumprir este prazo prolongaremos a vida dos retentores.
1. Para a substituição dos retentores basta somente separar as pernas das barras, retirando os parafusos que as mantêm unidas. Estes parafusos estão debaixo das pernas em praticamente todas as suspensões. Para aceder aos parafusos terás de retirar o dial de ajuste de recuperação. Alguns destes pequenos rotores saem à pressão, outros basta afrouxar um pequeno parafuso allen.
2. Afrouxa algumas voltas, mas não os retires, para poder usar o martelo de borracha.
3. Dá uma martelada suave para que o parafuso baixe. Podem sair algumas gotas de óleo.
4. Separa as pernas das barras. É provável que tenhas de fazer alguma força. Inverte a suspensão para que todo o óleo usado saia (convém estar um recipiente largo em baixo).
5. É o momento de retirar os retentores, e para tal vamos usar uma chave fixa (de 15 ou 17 mm). Nós optámos por um desmonta de aço que encaixa perfeitamente. Faz um movimento de alavanca, como se vê na imagem e evita danificar o interior da suspensão. Deixa as esponjas velhas no interior, para não riscar o interior desta parte.
6. É preciso deixar o interior do alojamento dos retentores livre de gorduras e sujidade. Se não tens um desengordurante específico também podes usar alcool.
7. Limpa todo o interior com um pano seco ou um papel absorvente (que não solte fibras) para retirar resíduos de óleo usado e desengordurante.
8. Estira as esponjas com os dedos e submerge-as num recipiente limpo com o óleo de lubrificação.
9. Coloca os retentores novos no seu sítio. Se não tiveres uma ferramenta específica (um tubo de nylon) podes fazê-lo à mão, embora levará mais tempo. Pressiona com firmeza para baixo, e presta atenção pois deve ficar bem alinhado.
10. Agora introduz as esponjas, com cuidado para que não fiquem torcidas.
11. Monta as barras com cuidado para não dobrar para dentro o lábio do retentor.
12. Antes de pressionar as barras para baixo, inverte a suspensão e introduz o óleo com uma seringa. Informa-te de qual é a quantidade exata que requer consultando o fabricante. A nossa RockShox Lyric leva 10 cc em cada perna. Agora pressiona as barras até que estas cheguem ao topo. Monta os parafusos (respeita o torque de aperto máximo) e o manípulo de recuperação.