Publicidade

É possível montar um pneu Plus num aro normal 27,5?

A pergunta é simples: se tiver vontade de experimentar na minha bicicleta uns pneus 27,5 Plus, mas não tiver uma bicicleta adaptada para tal, posso montá-los nas minhas rodas 27,5” normais?
www.mountainbikes.pt -
É possível montar um pneu Plus num aro normal 27,5?
É possível montar um pneu Plus num aro normal 27,5?

Depende da largura do aro que possuas atualmente, pois se usares uma medida de largura interna com pelo menos 26 mm, podes montar uns pneus Plus na medida 2.80".

Primeiro deves saber que, pelo seu diâmetro, os pneus Plus são compatíveis com aros normais de 27,5", mas o problema é a estabilidade do pneu. Tanto o pneu como a roda devem trabalhar em conjunto, complementando-se um ao outro. 

Um aro demasiado estreito para uma determinada largura de pneu (ou vice versa) provoca flanqueamentos laterais, instabilidade e até risco de o pneu sair do aro. 

Por outro lado, um aro demasiado largo favorece o risco de furos por snake bite. 

O ideal é encontrar a melhor relação entre roda e pneus, como se vê na imagem ao centro, para obter estabilidade, absorção e aderência. Podes guiar-te por recomendações de medidas de pneus compatíveis que os fabricantes de aros estabelecem. Por exemplo, a Mavic, líder na produção de rodas, recomenda para as suas Crossmax Pro de XC (com 22 mm de largura interna do aro), a utilização de pneus entre 2.10" e 2.25", enquanto para a sua nova roda Trail XA Pro Carbon (cujo aro tem 26 mm de largura interna) pode levar 2.40". 

Obviamente supomos que a tua bicicleta tem espaço suficiente para o novo pneu, pois este é um fator que também deves ter em conta. 

 

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, mostrar conteúdo relacionado às suas preferências e coletar informações estatísticas. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. Mais informação.