Publicidade

3 pormenores que tens de rever se os teus sapatos saem dos pedais

Se os teus sapatos saem frequentemente dos pedais de encaixe de maneira inesperada, é melhor confirmares estes 3 passos que vamos mencionar a seguir.
www.mountainbikes.pt -
3 pormenores que tens de rever se os teus sapatos saem dos pedais
3 pormenores que tens de rever se os teus sapatos saem dos pedais

O mecanismo dos cleats e dos pedais automáticos é uma invenção genial. A Shimano e o seu sistema SPD são os percussores desta tecnologia e nos dias de hoje a Shimano continua a ser a marca mais fiável, com uma conexão ímpar e uma libertação do cleat eficaz. Trata-se de um sistema que precisa de um equilíbrio adequado: não deve ser difícil extrair o pé nem deve ser excessivamente fácil. Em ambas as situações gera-se uma falta de confiança que nos impede de andar de bicicleta com tranquilidade. 

Quando estreamos uns pedais, uns cleats ou uns sapatos, devemos fazer um ajuste adequado. Depois de nos assegurarmos de que os cleats estão bem colocados (neste artigo explicamos isso mesmo) o passo seguinte é rever a tensão da mola dos pedais. E isso leva-nos a três possíveis causas que podem fazer com que os sapatos saiam dos pedais com demasiada facilidade.

CAUSA 1: Tensão dos encaixes nos pedais

Tres cosas que tienes que revisar si se te salen los pies de los pedales

Se os pedais soltam demasiado facilmente os sapatos a causa mais provável e a solução mais fácil é reajustar a tensão da mola dos pedais. Todos os pedais têm um parafuso com o qual podemos ajustar a força de encaixe. É preferível ajustar pouco de cada vez e experimentar e não nos podemos esquecer de o fazer nas duas faces do pedal. Assim poderemos chegar facilmente ao tato que mais gostamos, com o qual nos sintamos mais seguros e isto é algo bastante pessoal. Há quem prefira ir com os pedais bastante presos, outros preferem mais facilidade de desconexão. 

CAUSA 2: Os cleats estão desgastados

Tres cosas que tienes que revisar si se te salen los pies de los pedales

Os cleats são umas estruturas sólidas de aço que têm bastante durabilidade, mas não nos podemos esquecer de que também sofrem desgaste. Pequenas pedras, areia, água, lama e o contato frequente entre duas superfícies de metal fazem com que haja atrito e consecutivamente desgaste. Este desgaste pode ser compensado com um reajuste da tensão dos pedais, mas chega um momento em que é mesmo preciso mudá-los e voltar a reajustar a tensão das molas. 

CAUSA 3: Os sapatos

Tres cosas que tienes que revisar si se te salen los pies de los pedales

A fixação firme dos sapatos ao pedal não depende exclusivamente dos pedais e dos cleats, mas também dos sapatos. É normal que a vida útil dos sapatos dê para dois ou três conjuntos de cleats, mas a sola também se vai desgastando. Quando a borracha dos tacos não apoia nos pedais, começarás a notar alguma oscilação no pé e uma excessiva liberdade do pé em termos de rotação. Isto indica-nos que a estabilidade e fixação estão a recair no pedal e nos cleats, sem a ajuda do sapato, podendo levar a uma libertação involuntária do pé e consequente queda. Revê o desgaste da sola, pois pode ser a hora de substituir os sapatos. 

 

 

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, mostrar conteúdo relacionado às suas preferências e coletar informações estatísticas. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. Mais informação.