Publicidade

Offset e Trail: o que são e como é que afetam o comportamento da bicicleta

Aqui na revista BIKE utilizamos muito estes dois conceitos relacionados com a manobralidade e agilidade da bicicleta de BTT, mas será que sabes exatamente o que são e como é que se relacionam?
www.mountainbikes.pt -
Offset e Trail: o que são e como é que afetam o comportamento da bicicleta
Offset e Trail: o que são e como é que afetam o comportamento da bicicleta

Juntamente com o ângulo de direção, o offset modifica o trail e o trail não é nada mais nada menos do que a representação geométrica de um determinado comportamento da bicicleta. As diferentes suspensões apresentam diferentes valores de offset. Este dado é muito útil para prever como é que a bicicleta se vai comportar antes sequer de montarmos uma determinada suspensão. 

 

OFFSET (Avanço)

Imagina uma linha que atravessa o centro do tubo de direção e continua reta até chegar ao solo. A distância horizontal entre esta linha e o centro do eixo da roda dianteira é o avanço da suspensão. O offset da suspensão depende, portanto, da inclinação ou adiantamento das barras da suspensão face ao tubo da direção e também do comprimento ou avanço das ponteiras face às barras. 

TRAIL

Imagina outra linha vertical desde o centro do eixo da roda até ao solo. O comprimento entre os pontos de contato com o solo da linha do ângulo de direção e a nova linha vertical que traçámos é o Trail. Portanto, o Trail depende do ângulo da direção e do avanço da suspensão. 

Como é que o offset afeta o comportamento?

Toma como referência, por exemplo, uma bicicleta com um ângulo de direção de 69º, e se nela montarmos duas suspensões com o mesmo curso de altura similar, ambas em 29", mas com um valor de offset diferente, a reação é diferente. Por exemplo, a DT Swiss OPM ODL 100 Race com offset de 45 mm, e a SR Suntour Axon Werx F RL-RC com offset de 51 mm. 

Offset curto: Aumenta o trail. A sensação na direção é de maior controlo sobre a roda, a bicicleta é menos nervosa e melhora a perceção de segurança em situações inclinadas.

Offset comprido: Diminui o trail. A sensação é de maior facilidade a manobrar a bicicleta, embora piore a perceção de segurança em situações inclinadas.  

O valor do offset ideal para uma bicicleta depende em grande medida não só do ângulo de direção, mas também de toda a geometria do quadro. Tradicionalmente, para quadros de roda 29" utilizam-se suspensões com offset de 51 mm ou mais, melhorando a condução das rodas grandes e aumentando a distância entre eixos e a estabilidade. Atualmente, os quadros são cada vez mais longos na parte frontal, pelo que a tendência é utilizar suspensões com offset menor para que a distância entre eixos não dispare. As escoras também são encurtadas ao máximo para manter uma boa capacidade de manobra. 

 

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, mostrar conteúdo relacionado às suas preferências e coletar informações estatísticas. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. Mais informação.