Publicidade

Faz isto se queres divertir-te nas descidas enquanto fazes BTT

Geralmente uma descida num trilho de BTT significa diversão... ou então sofrimento! Tudo depende da tua técnica ou do nível de ansiedade com que a enfrentas.
MOUNTAINBIKES.PT -
Faz isto se queres divertir-te nas descidas enquanto fazes BTT
Faz isto se queres divertir-te nas descidas enquanto fazes BTT

 

Começamos com três conselhos básicos:

1-Não percas a concentração

Sobretudo quando estiveres cansado. Uma raíz húmida ou uma pedra solta podem desiquilibrar-te e se não estiveres atento não terás tempo de reagir.

2-Controla a bicicleta, não deixes que ela te controle a ti

Usa os braços para fluir no terreno e afastar a bicicleta de regos. Reparte bem o peso em cima da bicicleta (com os joelhos e cotovelos semifletidos e com o peso ligeiramente recuado) e usa os travões de uma forma racional em função do terreno.

3- Não faças aquilo para o qual ainda não estás preparado

Acumula quilómetros em descidas que conheces e aprende como é que o teu corpo reage. Além disso, assimila as reações da tua bicicleta perante cada tipo de descida e de terreno. Repete uma descida curta e cada vez que o fizeres tenta ir um pouco mais rápido. Verás que com o tempo e a experiência, a tua técnica e a tua confiança vão aumentando. 

ESTA É A POSIÇÃO IDEAL

- Baixa o ponto de gravidade. Coloca o tronco numa posição plana e flete as extremidades. Assim a bicicleta terá mais aderência ao terreno e o corpo irá absorver de maneira natural os impactos. Controla a situação do selim, caso a inclinação seja muita e tiveres de passar o teu copo para trás do selim. 
- Reparte bem o peso. Tens de ser sensível às necessidades de aderência da bicicleta em função da descida e da pendente das curvas. Se estiveres a descer com muita velocidade não te esqueças de colocar o peso necessário na roda dianteira ou então irás perder o controlo na direção e na travagem. 
- Olha em frente. Abre bem os olhos e prepara-te para o que estiver à tua frente. Se apenas olhares de obstáculo em obstáculo não poderás posicionar-te corretamente. 
- Um dedo em cada travão. O travão que mais influência tem na travagem da bicicleta é o dianteiro, mas o traseiro também ajuda proporcionando mais segurança e eficiência. Apoia pelo menos o dedo indicador em cada manete de travão e nunca traves de forma brusca, a não ser em caso de extrema necessidade. 

TRUQUE

Regula a distância das manetes de travão do modo que te sintas mais seguro. Uns preferem que a manete trave muito perto do punho e outros preferem mais afastado. Hoje em dia é fácil de ajustar, basta rodar o parafuso de alcance. Baixar o selim nas descidas é outro dos grandes segredos e é uma das grandes vantagens para os mais medrosos. Comprar um espigão de selim telescópico é uma excelente solução em descidas com mais inclinação. 

 

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, mostrar conteúdo relacionado às suas preferências e coletar informações estatísticas. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. Mais informação.