Publicidade

Alguma vez levaste com o "homem da marreta"?

A grande maioria de nós já passou por isto. Num evento, ficámos completamente KO, sem forças e desanimados. A que se deve isto?
MOUNTAINBIKES.PT -
Alguma vez levaste com o "homem da marreta"?
Alguma vez levaste com o "homem da marreta"?

 

1. O que é?

No fundo, uma quebra destas é uma hipoglicémia, ou seja, uma quebra no nível de glucose no sangue, produzido por um excesso de exercício físico ou por falta de reservas de glucose no organismo. 

2 Porque é que acontece?

É um mecanismo de defesa do organismo já que o cérebro apenas se alimenta de glucose e se esta falta, ele corre perigo, portanto "ativa um alarme".

3. Gerar glucose

O organismo, para a sua própria sobrevivência, protege o cérebro produzindo glucose a partir de outros nutrientes disponíveis ou esgotando ao máximo a que está armazenada nos músculos. 

4. O mal estar

Este mecanismo de defesa deixa-nos debilitados, quebra os nossos reflexos e pode desencadear transtornos mais graves como dores de cabeça, alucinações, hipotermia... e sentimos a necessidade de comer. 

5. Faz uma paragem e come

Para "sobreviver" a um episódio destes, primeiro devemos parar e comer, sobretudo alimentos açucarados como fruta, geis, marmelada...

6. Mais vale prevenir

Também podemos prevenir o ataque "do homem da marreta" alimentando-nos corretamente nos dias anteriores, comendo hidratos de carbono complexos, e/ou mantendo uma ingestão (desses hidratos) ao longo da nossa volta de bicicleta (fruta, barras, géis, bebida desportiva...), ingerindo-os de hora a hora e bebendo a cada 15 minutos. 

 

 

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, mostrar conteúdo relacionado às suas preferências e coletar informações estatísticas. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. Mais informação.