Publicidade

Amortecimento dianteiro e traseiro: equilibra a tua bike

A suspensão e o amortecedor funcionam em conjunto quando estamos em cima da bicicleta, apesar de serem componentes independentes. Por isso, é conveniente fazer um ajuste equilibrado...
MOUNTAINBIKES.PT -
Amortecimento dianteiro e traseiro: equilibra a tua bike
Amortecimento dianteiro e traseiro: equilibra a tua bike

 

Uma bicicleta com o amortecedor e a suspensão sem estarem devidamente balanceadas, além de não aproveitar a sua capacidade de absorver impactos, também modifica a sua geometria relativamente à qual foi desenhada, o que afeta o seu comportamento. Como norma, o amortecedor traseiro deve seguir os parâmetros da suspensão (pois é este componente que sofre os impactos iniciais e que iniciará a curva de amortecimento). Muitas das nossas sensações derivam da suspensão, por isso é necessário perceber que é mais sensível devido ao seu rácio de ação direto 1:1, enquanto o amortecedor tem um rácio de 1:3, ou 1:2, nos modelos de topo (e com menos curso).­­­­

O rácio de ação de um amortecedor expressa-se quando a roda se move face ao curso do amortecedor. Por exemplo, num amortecedor com um rácio 1:3, por cada milímetro que se comprime o amortecedor, a roda move-se 3 milímetros. Portanto, se o curso do nosso amortecedor é de 45 mm, o curso da nossa suspensão será de 135 mm (45x3).

O segredo para que o amortecedor e a suspensão da nossa bicicleta rendam ao máximo é atuarem em uníssono. Para tal, deve existir uma diferença de sag menor de 5% entre a dianteira e a traseira. Assim conseguirás que a bicicleta mantenha sempre a mesma sensação horizontal e que o sistema de amortecimento não atue um contra o outro (suspensão versus amortecedor). Se a suspensão está com um funcionamento mais brando do que o amortecedor traseiro sentirás como se a cada impacto fosses ser cuspido por cima do guiador. Por outro lado, se a suspensão está mais dura do que o amortecedor, notarás que parece que tens um furo traseiro, como se o amortecedor tivesse perdido óleo ou ar. 

 

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, mostrar conteúdo relacionado às suas preferências e coletar informações estatísticas. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. Mais informação.