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O teu dropout entortou-se? Tem calma, tudo se resolve...

Quando o dropout se entorta, as mudanças deixam de entrar com suavidade, por isso o melhor é substituí-lo por um novo. E como é que nos desenrascamos se estivermos no meio de um trilho?
MOUNTAINBIKES.PT -
O teu dropout entortou-se? Tem calma, tudo se resolve...
O teu dropout entortou-se? Tem calma, tudo se resolve...

FERRAMENTAS

1. Multiferramenta com chave de estrela. Depois de endireitarmos o dropout teremos de reajustar as mudanças. Para tal vamos utilizar uma multiferramenta com chave de estrela como esta Blackburn Toolmanator 16. Por falar nisso, a revista BIKE portuguesa publicou na edição que está nas bancas um Guia do Comprador com 27 multiferramentas à venda no mercado. Vale a pena ler.

PASSO A PASSO...

Um dropout torto é uma das avarias mais incómodas que pode existir. É relativamente fácil entortar um dropout, levando a que as mudanças comecem a falhar. Um toque numa pedra, uma queda lateral e o próprio transporte da bicicleta podem ser as principais causas. O ideal é substituí-lo por um novo, mas se estivermos no meio de um trilho, e se não tivermos uma multiferramenta à mão podemos pelo menos endireitá-lo para continuarmos a nossa volta. Mas não te esqueças de o substituir logo que possas. Podes encontrar dropouts em qualquer loja especializada que distribua a marca da tua bicicleta. 

1. Como podes ver na fotografia, a linha vertical dos carretos não coincide com a pata do desviador, por isso será impossível as mudanças funcionarem corretamente. Notarás saltos nas desmultiplicações, mudanças que não entram, etc. Vamos resolver este problema para continuarmos a nossa viagem, mas convém mesmo substituir esta peça quando chegarmos a casa.

 

2. Apoia a tua bicicleta numa árvore ou muro ou, se estás acompanhado, pede a alguém que segure a tua bicicleta. Olha de frente para o desviador e com as duas mãos puxa-o suavemente na tua direção, pouco a pouco. Vai olhando a partir de trás para ver se o alinhamento é o correto. 

3. Quando já tivermos conseguido endireitar o dropout, está na altura de reajustar o desviador já que é provável que ao endireitar o dropout este tenha perdido parte da sua forma original.  

4. Coloca a mudança no carreto mais pequeno e com o parafuso de ajuste H, que, como sabes, se encarrega de alinhar o carreto pequeno com o desviador, procura a posição adequada. Alinha o carreto pequeno com a roldana superior do teu desviador traseiro. Utiliza a chave de estrela da tua multiferramenta para rodar o parafuso no sentido horário, fazendo com que o desviador se desloque no sentido interior dos carretos. Se rodares no sentido contrário (antihorário) o desviador desloca-se no sentido oposto.  

5. Agora vamos fazer o mesmo, mas no carreto grande. Começamos por engrenar o carreto que referimos e com o parafuso L do desviador alinhamos o carreto grande com a roldana superior do desviador. Rodando o parafuso no sentido horário o desviador desloca-se para a nossa direita e rodando no sentido antihorário mexe-se para o lado esquerdo. 

6. Esta é uma solução de emergência e é muito possível que o funcionamento do teu desviador não seja perfeito, mas pelo menos servirá para chegar até casa ou até ao teu automóvel.  Não te esqueças, substitui o dropout por um novo o mais rápido possível.  

 

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