Publicidade

Dores e principais causas

Estas são as 10 dores mais frequentes nos ciclistas, bem como as possíveis causas e soluções.
Yago Alcalde. www.ciclismoyrendimiento.com -
Dores e principais causas
Dores e principais causas

A maioria das dores que podemos ter quando andamos de bicicleta são causadas por uma má posição em cima dela, ou seja, por um mau ajuste das medidas. Além de fazer uma análise biomecânica, podemos experimentar o seguinte... 

1. Pés dormentes

A causa pode ser o cleat estar demasiado adiantado ou os sapatos serem muito estreitos (formato, tamanho ou excesso de aperto) ou um pé instável. 

2. Mão dormentes

A causa costuma ser um guiador demasiado baixo face à altura do selim, bem como um selim demasiado adiantado. Os punhos ergonómicos são uma boa solução.  

3. Dor lombar.

As causas são várias, mas as mais frequentes são três: selim demasiado recuado, selim demasiado alto ou existência de alguma assimetria, isto é, ter uma perna mais comprida do que a outra. 

4. Adormecimento ou dor perineal.

O mais frequente é o selim ser demasiado estreito ou a sua altura ser excessiva.

5. Dor na parte traseira do joelho.

Esta dor costuma aparecer quando o selim está demasiado baixo.

6. Dor na parte dianteira do joelho.

O mais comum é o selim estar demasiado alto. Também acontece quando o cleat está mal colocado e nos obriga a pedalar com o calcanhar virado para o exterior. 

7. Dor dentro do joelho

A origem desta dor é mais complexa de identificar, mas é frequente quando o selim está demasiado baixo ou o calcanhar está mais virado para dentro (para o lado do quadro). Também é frequente em ciclistas pronadores.  

8. Dor cervical.

Esta dor é frequente quando o guiador está demasiado perto do selim, isto é, quando o ciclista está com os braços demasiado encolhidos. Também acontece quando o guiador está demasiado baixo face ao selim. Esta circunstância ocorre quando o tamanho do quadro é mais pequeno do que o recomendável.   

9. Dor nos gémeos

O mais provável é que o cleat esteja demasiado adiantado ou que o selim esteja demasiado elevado. 

10. Dor na virilha, com edema

Esta dor geralmente ocorre em ciclistas que escolhem selins com largura inadequada à sua largura de anca, geralmente selins mais estreitos do que o recomendável. Por terem de pedalar desalinhados e desconfortáveis, há mais pressão nas partes moles, originando frequentemente edemas.

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, mostrar conteúdo relacionado às suas preferências e coletar informações estatísticas. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. Mais informação.