Publicidade

Sofres de dor de costas quando andas de bicicleta?

Costumas ter dores lombares após algum tempo a andar de bicicleta? Não penses que é normal ou inevitável. Neste artigo mostramos-te quatro causas frequentes e as suas soluções.
Yago Alcalde -
Sofres de dor de costas quando andas de bicicleta?
Sofres de dor de costas quando andas de bicicleta?

As dores na zona lombar são provavelmente as mais frequentes nos ciclistas. Segundo a nossa experiência, e recorrendo a estudos biomecânicos que o comprovam, as dores lombares provenientes da prática de BTT ou ciclismo devem-se a: 

1>Distância entre o selim e o guiador demasiado grande

Isto obriga o ciclista a ir demasiado dobrado em cima da bicicleta e com a passagem do tempo a zona lombar fica sobrecarregada.

Solução: encurtar o avanço e/ou adiantar o selim. 

2>Selim demasiado baixo

Ao contrário do que possa parecer, a zona lombar sofre mais quando o selim está baixo do que quando está demasiado alto. Quando a altura do selim é a adequada, na parte baixa da pedalada devemos ter o calcanhar levantado e o joelho ligeiramente fletido. 

Solução: subir o selim.

3>Assimetria das pernas

Se uma perna é maior do que a outra (diferença superior a 5 mm) e o corpo não é capaz de compensar, é normal que uma das consequências seja o surgimento de dores lombares. 

Solução: analisar a posição e utilizar um taco ou algo parecido que compense a perna curta.  

4>Guiador muito elevado

Se o guiador está visivelmente mais elevado do que o selim é normal que a zona lombar fique sobrecarregada.

Solução: baixar o guiador.

Por estes motivos, é recomendável fazer um estudo biomecânico para assegurar de que as dores não estão a ser causadas por uma má posição em cima da bicicleta. Devemos salientar que não devemos assumir estas dores como algo normal, pois se a bicicleta estiver devidamente ajustada não deveremos sofrer qualquer desconforto. Se depois de um estudo biomecânico ainda tiveres problemas lombares recomendamos uma visita ao médico para verificar se existe algum problema real. 

 

 

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, mostrar conteúdo relacionado às suas preferências e coletar informações estatísticas. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. Mais informação.