Publicidade

A corrente da tua bicicleta costuma sair? Revê estas medidas

Se tens problemas na tua corrente quando esta está na cremalheira maior, convém seguires os seguintes passos.
Revista BIKE Portugal e www.mountainbikes.pt -
A corrente da tua bicicleta costuma sair? Revê estas medidas
A corrente da tua bicicleta costuma sair? Revê estas medidas

Esta não é a única causa quando estes problemas surgem. Cada caso é diferente e entre outras causas, depende da transmissão que tivermos montada na nossa bicicleta, mas, se descartarmos um ajuste inadequado (aqui explicamos como afinar as mudanças), com muita frequência estes sintomas demonstram ser derivados de uma linha de corrente incorreta. Se esta medida não for a correta, a corrente irá cruzar-se em demasia e terá tendência para sair.

Tens de medir a distância entre o centro da bicicleta (centro do tubo diagonal ou do selim, se não forem assimétricos) até ao ponto médio da grossura de um dente da cremalheira (se não for monoprato, o prato grande no caso das transmissões 2X e o mediano no caso das 3X). Esta medida deve compreender entre 49 e 51 mm se o eixo traseiro da tua bicicleta for de 142 mm (vê a imagem de abertura deste artigo para perceberes melhor).

Caso seja um Boost (eixo traseiro de 148 mm) a linha de corrente deve estar compreendida entre os 51 e os 53 mm. Estes valores que te fornecemos são os aproximados. A Shimano pode indicar-te medidas mais exatas de linha de corrente através do seu serviço técnico numa loja oficial. Caso precises de modificar a linha de corrente, terás de obter um prato com o deslocamento correto para alcançar a medida desejada. 

Na revista BIKE (a edição nº5 está atualmente nas bancas) poderás encontrar mais truques, nomeadamente, como evitar que o espigão esteja sempre a descair, como evitar furar, como escolher o guiador adequado, como escolher a melhor posição para o selim, como escolher o vestuário indicado consoante a época do ano, etc. 

 

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, mostrar conteúdo relacionado às suas preferências e coletar informações estatísticas. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. Mais informação.