Publicidade

Compraste uma bicicleta elétrica? Então é melhor mudares de suporte

Se possuis um suporte de bicicleta e agora compraste uma bicicleta elétrica, certamente estás com dúvidas se a consegues transportar como habitualmente. Nós respondemos às tuas dúvidas.
MOUNTAINBIKES.PT -
Compraste uma bicicleta elétrica? Então é melhor mudares de suporte
Compraste uma bicicleta elétrica? Então é melhor mudares de suporte

 

É normal esta dúvida surgir, pois uma ebike tem praticamente o dobro do peso de uma bicicleta de XC de nível médio. A diferença é notável, por isso há várias pessoas receosas de comprar uma bicicleta deste tipo pois não sabem se o seu suporte aguenta o peso extra.

Não existe uma resposta absoluta, até porque depende do suporte e o melhor é consultar o manual de utilizador do mesmo. Se não sabes onde está o manual, poderás encontrá-lo certamente na internet no site da marca.

No nosso caso, fizemos o teste. Temos um suporte traseiro Thule Euroride e segundo a informação que a marca nos deu, admite um peso de 20 kg por bicicleta, num total de 36 kg. Este é o peso que aguentam as fixações da pinça e as correias, portanto neste caso nem todas as bicicletas elétricas podem ser transportadas aqui (as que excedam os 20 kg). Dentro da marca sueca há outro suporte, o EuroSpace XT que admite um peso máximo por bicicleta de 30 kg e um total de 60. Dado o custo de uma ebike, recomendamos-te que sejas precavido e que leves a bicicleta sempre bem segura, pois se esta se soltar, o poder destrutivo (em velocidade e peso morto) é altíssimo.

Outra pergunta que nos fazem frequentemente é se é possível transportar a bicicleta no suporte de tejadilho. Sinceramente não o recomendamos, pelo menos na maioria das ebikes. Não só o peso é muito elevado (podendo originar problemas lombares a colocar/retirar do tejadilho), como a maioria dos suportes não está preparada para este tipo de bicicletas. Acresce o facto de que devido ao peso ser superior, o mais recomendável seria colocar o suporte na parte central do tejadilho, dificultando o acesso a pessoas de média e baixa estatura. Além disso, os bocais que prendem o suporte ao quadro e a maioria das fitas que prendem as rodas não estão - na sua maioria - aptas para quadros/rodas sobredimensionadas.

 

 

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, mostrar conteúdo relacionado às suas preferências e coletar informações estatísticas. Se você continuar navegando, consideramos que você aceita seu uso. Mais informação.